Entenda de vez o que é NFT e como ele pode ser usado na sua estratégia

0
271
Ilustração de NFT sob moeda digital

Assim como as bitcoins na época de seu lançamento, o NFT têm chamado atenção por gerar negociações, no mínimo, milionárias de obras de arte digitais.

Continue a leitura para entender o necessário sobre o que é NFT e se eles podem ser usados na sua estratégia!

O que é NFT?

Sendo uma sigla do inglês non-fungible token, ou seja, token não fungível, NFT é um tipo de token criptográfico que representa algo único, como música, games, arte e vídeos no universo on-line.

Tokens são unidades de valor desenvolvidas em cima de redes blockchain existentes. O dinheiro, por exemplo, é um item fungível. Uma nota de 20 reais pode ser substituída por outra com o mesmo valor. Já os itens infungíveis são as obras de arte, objetos raros ou itens exclusivos, únicos.

Por que NFTs estão em alta?

Os jogos NFTs, desenvolvidos como “play-to-earn” (jogue para ganhar) ganharam fama em 2021, por permitir usuários a ganhar dinheiro nas fases do jogo. Diferente de outros games, os itens adquiridos nos jogos NFTs podem ser revendidos na blockchain (livro contábil que faz o registro de uma transação de moeda virtual).

Segundo dados do site de análises DappRadar, até o momento o volume de vendas desses tokens chegou a US$ 13,2 bilhões.

No mercado desde 2014, os NFTs ganharam notoriedade em 2021, onde o mercado cresceu. O volume de capital no setor foi de US $106 milhões em 2020 para US $44,2 bilhões em 2021.

Obra NFT do artista Beeple, chamada The First 5000 days

A obra do artista Beeple, The First 5000 days, foi leiloada por US $69 milhões e é considerada a arte digital mais cara já vendida. Dá para acreditar?

No Brasil

É claro que o Brasil entraria na onda do NFT, mas com futebol! As iniciativas de clubes de futebol como Vasco da Gama, São Paulo, Palmeiras e Corinthians já atingiram, no mínimo, R$6 mil. O Santos FC anunciou a Binance, maior corretora de ativos digitais, como novo patrocinador e licenciado para Fan Tokens e NFT.

Lançamento de NFT do time de futebol Santos FC

Como investir neles?

Investidores podem realizar transações valiosas dos itens escolhidos dos criadores de conteúdo, que agora podem negociar produções sem uma grande empresa estar mediando.

É possível comprar NFTs em marketplaces especializados, como:

  • Binance NFT;
  • 9Block;
  • Nifty Gateway;
  • SuperRare;
  • OpenSea.

Depois de comprados, os NFTs podem ser usados para qualquer coisa, até mesmo como uma garantia em um empréstimo descentralizado.

Como o NFT pode ser explorado nas estratégias de marketing?

A fama dos NFTs trazem novas oportunidades para as estratégias de marketing, especialmente no que se refere à propriedade e distribuição de produtos digitais.

Vivemos em um mundo digital onde cópias são fáceis de serem realizadas, e os tokens infungíveis permitem criar tal valor através de uma exclusividade.

Quando se aplica os NFTs em uma empresa, ela está um passo adiante no mercado “figital”, ou seja, com produtos físicos e digitais, disponíveis a clientes online ou “off-line”.

Assim como novas tendências, como o metaverso, os NFTs prometem ser elementos que vão cada vez mais fazer parte do futuro digital no qual estamos caminhando. As empresas que estudarem seus negócios e analisarem sua compatibilidade com esse tipo de conteúdo vão sair na frente.

Se quiser continuar por dentro das novidades da tecnologia, marketing digital e negócios, nosso blog é o lugar ideal para você. Clique aqui e continue suas leituras!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here