Conheça o perfil do consumidor 4.0 e como atraí-lo

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mulher usando celular para representar o consumidor 4.0

O rápido avanço das tecnologias possibilitou uma mudança em diversas áreas da sociedade, incluindo o comércio. O consumidor 4.0 tem acesso constante a tecnologia, e os negócios precisam se preparar para atender esse tipo de conteúdo.

Continue a leitura para conhecer esse novo consumidor e veja dicas de como preparar o seu e-commerce para atraí-los. 

Quem é o consumidor 4.0?

Os hábitos de consumo vêm se transformando pelo grande uso da tecnologia e o fácil acesso à informações. É justamente neste ponto que a figura do consumidor 4.0 surge com expectativas maiores a serem atendidas.

O consumidor 4.0 leva em todas as etapas da jornada de compra (topo, meio e fundo) para determinar se irá de fato comprar um produto em determinado local.

Além da comunicação próxima, o consumidor 4.0 exige personalidade no atendimento, experiência positiva e facilidade na usabilidade.

Para entender mais o cenário atual, conheça as etapas anteriores!

As etapas antes do consumidor 4.0

Cada momento na história tinha suas necessidades e comportamentos diferentes de hoje em dia. Por conta disso, o marketing e divulgação realizados eram desenhados conforme essas demandas:

  • Consumidor 1.0: para ele, o valor agregado tinha pouca importância. O importante era apenas o que o produto poderia trazer como solução;
  • Consumidor 2.0: Precisavam escolher entre diferentes empresas que ofereciam o mesmo produto. A exigência cresce junto da concorrência entre empresas;
  • Consumidor 3.0: Busca pontos de identificação com a empresa e personalidade da marca;

Por fim, o consumidor 4.0 é a união dessas etapas passadas, combinadas as transformações digitais. A seguir, conheça mais das características desse tipo de consumidor.

Como meu e-commerce pode atender às expectativas do consumidor 4.0?

Múltiplos canais de contato

Manter um contato próximo é um dos pontos mais importantes. Seja por WhatsApp Business, Facebook Messenger, DM do Instagram, chat, e-mail ou telefone, um canal de atendimento faz parte de uma experiência próxima e que resolva os problemas.

Portal do cliente

Conforme o seu negócio, um portal para o seu cliente consultar solicitações, pedidos, cupons é interessante para personalizar a experiência. É uma página de controle do seu consumidor, e sua, dentro do site.

Presença online

As redes sociais representam uma grande oportunidade para preencher a presença online. Facebook, Instagram, Linkedin, Site ou um blog servem para construir a personalidade da sua marca, e o consumidor 4.0 vai sem dúvida conhecer você através de alguma delas.

E lembre-se! Responda seus clientes e interaja com eles, assim, você cria um vínculo!

Personalização

Uma das características marcantes do consumidor 4.0 é a de buscar o que realmente atenda às necessidades, deixando de lado compras por impulso.

Procure personalizar seu serviço e entender de fato o que o seu cliente precisa.

Layout

É importante manter uma identidade visual positiva no mundo digital, pois passa uma boa impressão no meio de outros concorrentes. A maneira que seus produtos ou serviços são exibidos em algum site podem definir o sucesso, ou até fracasso, nas vendas. Vale a pena ficar atento!

Para conduzir um e-commerce é preciso estar pronto para se relacionar com o consumidor 4.0. Aplicar esses conceitos na estratégia é essencial para manter a posição da sua empresa, pois quem tem serviços apenas físicos não pode proporcionar uma experiência completa.

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