Tendência Marketing 2022: veja o que vem por aí no universo digital

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mulher trabalhando no notebook

Quando o assunto é Tendência Marketing 2022, os profissionais que trabalham com digital devem ficar atentos para não deixar passar nada. É que quanto mais atualizados estamos, maiores as nossas chances de fechar negócio e lucrar, certo? 

É muito importante observar quais movimentos o mercado está fazendo para investir em qualificação estratégica, bem como implementar melhorias no seu próprio negócio ou onde trabalha.

Pensando nisso, a Afilio reuniu o que tem de mais moderno em Tendência Marketing 2022. Confira!

Conteúdo baseado em dados 

Se já tem tempo que o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para criar relacionamento, ganhar autoridade e se tornar relevante para o consumidor, em 2022 a tendência é que esse conteúdo seja cada vez mais orientado por dados.

Isso fará com que o material seja mais assertivo e útil para o público-alvo específico. Podem ser usados dados da própria base de clientes das empresas para produção de conteúdos ricos, que tragam números, infográficos e tendências. 

Foco em inovação e tecnologia

Inovação e criatividade estarão com tudo no próximo ano e refletirão em muitos pontos do mercado digital. O primeiro deles são os próprios profissionais da área. Há uma tendência da preferência por colaboradores mais tecnológicos, integrados com ferramentas digitais e análise de dados.

Redes sociais continuam fortes para criar relacionamento entre cliente e marca

Personalização e humanidade

As empresas têm entendido a importância de tornar o cliente o ponto central do negócio. O foco não deve ser mais o produto, a concorrência ou o preço, mas sim a experiência do usuário e é por isso que os dados ajudam tanto.

São eles que permitem um maior conhecimento do público, entendendo seus comportamentos e gostos, de forma a oferecer a melhor vivência. Nesse sentido, a personalização virá fortíssima.

Não há mais espaço para uma comunicação e uma trajetória de compra unificada para todas as pessoas. É preciso entender a linguagem de cada grupo, assim como suas preferências e hábitos. A mágica do marketing sempre será alinhar a precisão dos números à sensibilidade humana. 

Eventos presenciais e híbridos

Quem não está com saudade dos eventos presenciais, não é mesmo? No ano que vem a tendência é que muitos deles voltem e as empresas que estiverem atentas a isso sairão na frente. 

É importante adicionar ao evento presencial todo o avanço tecnológico obtido nos últimos dois anos de pandemia. Além disso, quem conseguir manter o formato online simultaneamente sairá na frente porque poderá abocanhar uma parcela internacional do público.

Consolidação do TikTok

A ascensão do conteúdo em vídeo nem chega mais a ser uma novidade: ela vem sendo prevista nos últimos anos. No entanto, se no começo da pandemia ainda não tínhamos certeza sobre o futuro do TikTok no Brasil, em 2022 ele tem tudo para ser consolidado.

Em 2020, a plataforma ainda não contava com ferramentas de monetização, como anúncios, e era limitada no entendimento das métricas. Agora, as marcas já estão presentes na nova rede e já entenderam que é necessário produzir um conteúdo específico para o TikTok, caracterizado pelo entretenimento alinhado à informação. 

Trabalho remoto

Falou em Tendência Marketing 2022, falou em trabalho remoto. O home office, que muito se popularizou na pandemia, deve se manter forte, sobretudo para quem trabalha com digital e consegue resolver quase tudo apenas com um computador e conexão com a internet. 

Pesquisas mais recentes mostram a preferência dos profissionais de marketing, sobretudo pela flexibilidade no horário de trabalho e maior autonomia para definir sua rotina. A maior parte deles também afirma que se sentiu mais próximo de seus gestores, mesmo com a distância física. Interessante, não?

Instagram como canal de entretenimento

O Instagram também tem deixado clara sua preferência por vídeos e conteúdos interativos e o mesmo se aplica para as marcas. Não há mais espaço para as empresas que querem usar a rede apenas para vender ou com um cunho 100% corporativo.

Afinal, ninguém abre o aplicativo do Instagram com a intenção de se relacionar com uma marca. Geralmente estamos buscando por novidades dos nossos amigos e familiares, assim como conteúdo de entretenimento. 

Por isso, as empresas devem se planejar estrategicamente nesse sentido: oferecendo entretenimento para seus possíveis clientes, mas mantendo-se no universo da marca.

E então, gostou de conferir essa lista sobre Tendência Marketing 2022? Lembre-se que estar atualizado no mercado digital não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito para não ficar para trás.

Agora, que tal aprender um pouco mais sobre e-mail marketing? Confira o próximo artigo!

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