Marketing social: entenda o que é e quais as principais vantagens

0
1199
Computador em cima de um sofá com carregadores ao lado

Atualmente, as pautas sociais estão cada vez mais em alta – principalmente com a ascensão das redes sociais. Dessa forma, tornou-se ainda mais importante que as empresas se importem e pratiquem um Marketing Social.

Mas, o que é o Marketing Social? É simplesmente “lacrar” com alguma pauta em alta ou ‘surfar’ em alguma onda do momento?

É o que você vai descobrir neste artigo!

O que é o Marketing Social?

O marketing como um todo já tem sido um grande aliado de muitas empresas, que têm conseguido crescer e alcançar novos horizontes com estratégias importantes. Mas, e o Marketing Social? Como ele se aplica?

Nada mais é do que uma prática. Nela, as empresas praticam os mesmos princípios e estratégias do marketing tradicional, porém promovendo:

  • causas sociais;
  • propagando novas ideias;
  • compartilhando atitudes responsáveis;
  • divulgando comportamentos socialmente conscientes.

Todas essas práticas que são divulgadas são sempre focadas no bem-estar da sociedade, como um todo.

Essas pautas podem abranger: pautas raciais, religiosas, de opção sexual, de meio-ambiente, de tecnologia e muitos outros temas que podem impactar positivamente a sociedade de maneira geral.

bonecos envolta de um globo terrestre
Marketing Social ajuda sua empresa a ter maior reconhecimento e potencializa a marca

Qual é a importância do Marketing Social?

O Marketing Social é importante por diversos fatores, mas o principal é que ele já virou um dos critérios para que os clientes escolham comprar ou ser influenciados por determinada marca. Você sabia?

Isso mesmo! Antigamente, a qualidade do produto ou serviço e as especificações eram o que mais importava. No entanto, o cliente já sabe e consegue descobrir (apenas com o celular) tudo e mais um pouco.

Dessa forma, os valores de uma marca começaram a virar critério para comprar e ser fiel a ela. Afinal, quem vai querer estar associado a uma empresa que não apoia determinada causa ou nunca se posicionou sobre determinado assunto – ou se já se posicionou e foi totalmente contrário ao que a sociedade acredita.

Quais são as vantagens de aplicar este tipo de marketing?

Embora o Marketing Social já seja uma realidade muito presente, ainda existem muitos negócios que nem mesmo sabem o que significa. Mas, o que também não sabem é que existem muitas vantagens para quem escolhe investir neste tipo de abordagem.

Uma das principais vantagens é se diferenciar da concorrência, principalmente se ela ainda não se preocupa socialmente com atitudes responsáveis.

+ Conheça 5 podcasts de Marketing Digital que você precisa ouvir

Além disso, existem outras vantagens para quem escolhe apostar no Marketing Social:

  • Maior credibilidade da marca;
  • Associação a projetos sociais;
  • Mais rentabilidade;
  • Reconhecimento social;
  • Mais vendas;
  • Melhor branding;
  • Fortalecimento da marca; e
  • Exposição publicitária.

Gostou deste conteúdo? Então continue lendo outros assuntos e veja como melhorar a experiência do cliente na sua empresa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here