Saiba como fidelizar os consumidores no pós-Black Friday

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Peças de madeira formam a expressão 'Black Fiday'

A Black Friday já passou, mas você sabe como fidelizar os consumidores que atingiu durante esse período? 

É comum que as pessoas fiquem mais propícias a comprar no decorrer dessas datas comemorativas. O desafio é retê-las e estimular que façam novas compras. 

O atendimento é um fator importante nesse processo. Quem é bem atendido tende a voltar à uma loja ou estabelecimento. Brindes e descontos também podem ser usados para conquistar a clientela. 

Ter clientes fiéis vai além de oferecer um produto de qualidade. É sobre criar valor, gerar engajamento, estreitar o relacionamento, estabelecer conexão. 

A seguir, confira cinco dicas para fidelizar os consumidores no pós-Black Friday:

Seja transparente 

É fundamental que o cliente tenha acesso a todas as informações da compra. No caso do e-commerce, o consumidor deve conseguir acompanhar todo o processo desde a confirmação do pagamento até a chegada do produto ao local solicitado. 

Por isso, tenha um serviço de disparo de e-mails que envie um comunicado a cada etapa do processo de compra. Essa transparência faz com o que o cliente tenha segurança para as próximas compras. 

Facilite as trocas e devoluções

Não é raro o consumidor ficar insatisfeito com uma compra e pedir a troca ou devolução do item. Por esse motivo é essencial facilitar esse processo, sobretudo nas datas como o pós-Black Friday. 

Informe ao consumidor o prazo para troca e devolução, diga que ele terá uma solução rápida e no menor tempo possível. Um atendimento humanizado é importante nessa hora para que o cliente sinta-se acolhido. 

Leia também: Influenciadores digitais na Black Friday. Veja passo a passo para usar!

Tenha um SAC consolidado 

Por falar em atendimento, no pós-Black Friday ter um bom Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é crucial. Isso vale tanto para o presencial, como nas redes sociais e plataformas presenciais. 

É recomendado que o atendimento seja menos robotizado. Trate o consumidor com educação e cautela para resolução de problemas. Sempre ouça o que ele tem a dizer e apresente a melhor solução. 

pessoa conversando com a tela do whatsapp aberta
Um bom atendimento ao consumidor pode garantir fidelização e novas compras

Um atendimento humano e prestativo pode fazer toda a diferença para que o cliente volte a comprar e indique a marca para outras pessoas. 

Por isso, sempre atenda um consumidor do jeito que você quer ser atendido. 

Ofereça brindes e cupons de desconto 

Caso você ainda tenha pedidos de Black Friday para entregar, uma dica é enviar um mimo ao consumidor ou até um cupom de desconto para as próximas compras. 

Você pode enviar, por exemplo, um chaveiro, imã de geladeira ou docinhos para agradar o cliente. Além disso, na embalagem ainda pode colocar um recado informando que ele terá um desconto ao efetuar uma nova compra. 

Essas são ideias que geram estímulos para que o consumidor queira comprar novamente. Ou seja, que ele fique fidelizado à marca. 

Se todas as suas encomendas para Black Friday já foram enviadas, anote essa dica para o próximo ano. E já coloque em prática para as vendas de Natal. 

Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são ótimos atrativos para manter os consumidores por mais tempo e além da Black Friday. Isso porque eles oferecem descontos ou vantagens exclusivas para os participantes. 

Para obter sucesso, tenha recompensas que o cliente realmente queira ganhar, estimule a participação ativa no programa, tenha responsabilidade e seja ético, capte dados sobre comportamento do consumidor e suas necessidades. 

Essas informações, inclusive, podem ser úteis para entender seu público e oferecer um produto/serviço mais assertivo. 

E aí, gostou das dicas? Como foram suas vendas na Black Friday de 2021? Você já tinha pensado em estratégias para fidelizar os clientes? Conte aqui nos comentários.

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