Expectativa Black Friday 2022

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O último trimestre deste ano promete fortes emoções!
Eleições em outubro, Black Friday em novembro e o adiamento dos jogos da Copa do Mundo para o final do ano. Os próximos meses serão de muita correria em alguns setores, especialmente no varejo. 

A Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, representa um momento de aquecimento do consumo, já que há uma alta expectativa nas promoções.

Mesmo que ainda faltem alguns meses, entender um pouco sobre a perspectiva do consumidor é importante para iniciar seu planejamento que deve começar agora!

Como foi a Black Friday 2021?

Antes de iniciar com as perspectivas de vendas nesse ano, vale relembrar como foi o evento no ano de 2021 e quais dados devemos analisar para desenvolver uma boa estratégia de vendas neste ano!

Total de vendas no e-commerce R$ 4,2 Bi
Total de número de pedidos5,6 MM
Ticket médioR$ 753

Principais fatores para compra não planejada

Frete grátis38%
Descontos acima de 50%37%
Entrega rápida 23%
Pagamento flexível16%
Adiantar compras de natal13%

E-commerce foi o canal que o consumidor mais comprou

Loja Física

Intenção de compra: 14%Compra realizada: 21%

E-commerce

Intenção de compra: 31%Compra realizada: 49%

Atenção para o universo mobile

Os aplicativos estão se se tornando um canal importante para o varejo na Black Friday. No ano de 2021, as vendas através deles cresceram 55%. Representando 21% da receita total das vendas online!

Aumento no consumo para os próximos meses

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behup, para o segundo semestre do ano existe uma expectativa de melhora na vida financeira de 62% dos consumidores. Com isso, esperasse um aumento no consumo nas principais datas comemorativas como Dia dos Pais, Copa do Mundo e a própria Black Friday.

Copa do Mundo – Oportunidade de negócio

Marcada para acontecer entre os dias 21 de novembro a 18 de dezembro, ela irá agitar o mercado em diversas áreas, principalmente, no comercio, onde 56% dos consumidores afirmam que vão comprar algum produto por conta do evento.

Na intenção de compra, os produtos Roupas e Acessórios (20%) – Eletrônicos (15%) – Mercado (14%) – Calçados (12%) e Bebidas alcoólicas (12%) se destacam entre os queridinhos para compra nesse período.

E dos que pretendem comprar algo em função da Copa: 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.

O que podemos esperar para Black Friday neste ano?

Nunca tivemos uma Black Friday tão diferentemente das outras edições. Ela acontecerá em pleno clima de Copa do Mundo, verão, férias e décimo terceiro. Fatores que juntos geram uma expectativa alta para o varejo no final deste ano.

Em comparação a expectativa de compra, ela continua crescendo a cada ano. No ano de 2021, 47% tinham intenção de comprar alguma produtos. Para esse ano 50% dos consumidores afirmam que irão realizar algum comprar durante o período de promoções.

É fato que este ano o evento promete ser histórico e os fatores contribuem para resultados excepcionais. Mas isso só será possível se você se planejar com antecedência e trabalhar com parceiros que irão te ajudar a obter os resultados esperados.

Nos aqui da Afilio já iniciamos os nossos trabalhos e estamos focados em garantir as melhores oportunidades de estratégias para os nossos parceiros, anunciantes e afiliados. Se quiser saber mais informações sobre nossas propostas e perspectivas para esse ano, entre em contato com a gente por aqui!

Fonte: Publicação Veja Radar – Dados Agência Corebiz – dez/21
Fonte: Behup – Pesquisa Consumo 2º semestre 2022 – IM Globo – Mai/22 | Amostra: 2.000 pessoas

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