Cyber Monday: o que é e como usar para vender mais?

2
36
placa de fundo preto escrito cyber monday

Com a Black Friday batendo na porta, é o momento de pensar em todas as oportunidades para aumentar o faturamento do seu negócio. Nesse sentido, a Cyber Monday é a ocasião perfeita para aproveitar o engajamento prévio dos consumidores para as compras.

A data se tornou tão popular no Brasil, que as pessoas já esperam pelas ofertas da segunda-feira. Por isso, ignorar a ocasião pode significar uma perda significativa para a empresa.

Se você ficou interessado na Cyber Monday, continue a leitura para entender o que é e como usá-la para vender mais. Confira!

O que é a Cyber Monday?

Criada em 2005 nos Estados Unidos, a Cyber Monday surgiu para identificar a segunda-feira após a Black Friday, que passou a ser vista como uma extensão do período de descontos e ofertas.

Diferentemente da Black Friday, que acontece nas lojas físicas e online, a Cyber Monday é focada nos e-commerces. Inicialmente, os descontos eram destinados apenas aos eletrônicos, mas com a popularização da data, comércios de outros nichos passaram a participar também. 

Se você ainda está na dúvida sobre a Cyber Monday, saiba que ela se tornou muito relevante também no Brasil. Em 2020 o comércio nacional faturou mais de R$700 milhões apenas na segunda-feira: um aumento de 41,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Neotrust/Compre&Confie. Incrível, certo?

Como empreendedores podem aproveitar a data?

A vantagem da Cyber Monday está em aproveitar a demanda reprimida de clientes da Black Friday. Muitas pessoas montam listas de compras para a data e ficam à espera da oferta perfeita para comprarem. Quando o item desejado não é encontrado, a segunda se mostra como mais uma chance de aproveitar uma ótima oportunidade de compra.

grupo de pessoas em sala de reunião
Cyber Monday é oportunidade de empresas estenderem lucro da Black Friday

É justamente por isso que é importante saber como planejar as melhores estratégias de Cyber Monday para o seu negócio. Confira algumas:

Aposte no senso de urgência

Muitas compras são feitas graças ao apelo ao senso de urgência e a Cyber Monday é a oportunidade perfeita para apostar nisso. Comunique que essa será uma chance única, de apenas um dia, para aproveitar uma oferta que não acontecerá novamente.

Use técnicas de contagem regressiva e envie e-mail de lembretes para sua lista de clientes. Atente-se porque o período da noite é muito utilizado para compras online. Por isso, disparar uma comunicação avisando sobre as últimas horas de promoção é uma boa estratégia.

Aproveite produtos da Black Friday

Essa é a sua chance de vender produtos que não tiveram a saída esperada na Black Friday, assim como se livrar de todo o estoque parado durante o ano. Além disso, é inteligente usar das estratégias utilizadas na Black Friday para continuar vendendo na Cyber Monday, já que as datas são muito próximas.

Inclusive, você também pode usar suas impressões da primeira data para impulsionar a segunda, mantendo em promoção, por exemplo, aqueles produtos com melhor saída. Essa é uma forma de aproveitar a tendência de compra.

Tenha uma plataforma responsiva 

Sabia que as compras feitas pelo celular representam mais da metade do total? As pessoas usam os smartphones para tudo, por isso, sua plataforma de vendas deve ser responsiva, ou seja, adaptável para todos os formatos de tela, incluindo mobile.

Caso suas vendas sejam feitas via marketplace, não é necessário se preocupar. Mas se tiver plataforma própria, garanta que este recurso estará em pleno funcionamento para não perder vendas. 

Planeje-se com antecedência

Nada de esperar a Black Friday acabar para pensar em uma estratégia de Cyber Monday, ok? Se quiser ter sucesso de verdade, é preciso se programar com antecedência. Deixar para tomar a decisão após o fechamento da Black Friday fará com que oportunidades sejam perdidas, já que lhe restarão apenas dois dias ou menos, dependendo das suas ações.

Em vez disso, já mobilize fornecedores, defina estratégias de divulgação e prepare todo o material necessário. Se possível, também é interessante fazer uma pesquisa de mercado na intenção de identificar tendências de consumo. Utilize seu próprio público, ele é um bom termômetro. 

Como você pôde notar, a Cyber Monday é uma data cada vez mais relevante no Brasil para e-commerces que querem expandir seu faturamento. Para aproveitar da melhor forma, as dicas são: se planejar com antecedência, apostar no senso de urgência e criar uma estratégia integrada com a Black Friday.

Curtiu essas dicas? Então fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube!

2 COMMENTS

  1. Adorei a ideia e com certeza vou utilizar em minha marca!
    Nunca havia ouvido falar dessa cyber monday, mas parece uma ideia extremamente inovadora.
    Obrigado!

    • Olá! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.
      A Cyber Monday é uma ótima oportunidade!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here