Vender no Dia dos Namorados: saiba como se preparar para todos os cenários!

0
272
Casal se abraçando para ilustrar artigo sobre vender no Dia dos Namorados

O dia mais apaixonante do ano está chegando e, se você quer preparar seu e-commerce para todos os cenários, é bom conferir as nossas dicas para vender no Dia dos Namorados.

Enquanto a data já foi comemorada no resto do mundo, você ainda tem um tempo para estruturar ou revisar a sua atual estratégia. Boa leitura!

Avalie seus dados do ano anterior

Nada melhor do que aprender com a sua própria experiência, resultados e dados. Por isso, veja o quanto as vendas aumentaram, quais as ações que deram mais resultado, os produtos mais vendidos e mapeie os problemas que você teve.

Se este for o primeiro Dia dos Namorados do seu negócio, faça pesquisas e busque referências em e-commerces do mesmo segmento. Lembre-se também de registrar os dados das vendas deste ano!

Em 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a data registrou uma alta de 31,1% nas vendas das lojas físicas em comparação com o mesmo período de 2020. O e-commerce também apresentou 37,5% de crescimento.

Agora, a expectativa para 2022 é que o dia deve movimentar no comércio em cerca de R$ 1,65 bilhão, o que representa uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado. A estimativa pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entenda o seu público

Para vender no Dia dos Namorados, mais do que falar com a sua persona, será preciso compreender o real comprador. Invista nas descrições dos itens, nas fotos das páginas de produto e trabalhe com campanhas mais informativas.

Os canais de relacionamento são indispensáveis nessa fase, para conhecer as necessidades, desejos e dores do público.

Lembre-se que, na maioria das vezes, o comprador não vai ser o consumidor final, visto que serão vendidas como presentes. 

Seja visto e fácil de encontrar!

Quando você faz um trabalho de SEO no seu site, isso também ajuda a melhorar o seu rankeamento no Google, o que também leva mais visibilidade para o seu e-commerce.

Outra forma de ser visto por mais pessoas é estar presente em marketplaces. Nestes sites, um número muito grande de pessoas têm acesso à sua loja e aos seus produtos. Perfis que muitas vezes não são seu público-alvo, mas podem buscar algo para presentear.

Redes Sociais

Com divulgação orgânica, fotos personalizadas e postagens com o tema Dia dos Namorados, seu conteúdo pode ter um bom alcance, acredite. Incentive consumidores a postarem a abertura das caixinhas nas redes sociais.

Isso ajuda a gerar divulgação gratuita. Para aumentar o engajamento, crie hashtags temáticas para cada ação de unboxing do Dia dos Namorados e reposte os conteúdos na sua página oficial do Instagram, Facebook ou Twitter.

Ao anunciar nas redes sociais, lembre-se de segmentar bem o seu público para aproveitar melhor o investimento.

Vale lembrar de quem não namora

Vender no Dia dos Namorados não engloba apenas quem está, de fato, namorando! Você ainda pode expandir sua audiência e vender mais ao criar promoções para quem está solteiro. Afinal, esta parcela da população também curte aproveitar. Que tal incentivar o amor-próprio com o uso de cupons de desconto temáticos?

Fique de olho no pós-venda

Você não quer que seus clientes comprem na sua loja somente nesta data, certo? O pós-venda será um dos seus grandes aliados para aumentar as chances de fidelização. 

Vale fazer envios de e-mail marketing ou disparar mensagens no WhatsApp para saber como foi a experiência de compra. Essa ação demonstra que você se preocupa com o cliente e ainda te ajuda com informações interessantes para melhorar a experiência do consumidor.

Vender no Dia dos Namorados exige preparo e dinamismo para ter sucesso e superar desafios no caminho. A Afilio está aqui para ajudar você com oportunidades e propostas personalizadas para impulsionar suas vendas neste período. Para falar com o nosso time comercial, clique aqui!

Para mais artigos sobre vendas, marketing digital, negócios e mais, acompanhe o blog da Afilio por aqui!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here