Dia de rock, bebê? Veja como a música pode ajudar no home office!

0
770
homem ouvindo música no notebook

Sim, hoje é dia de rock, bebê! No dia 13 de julho comemoramos o dia mundial desse ritmo tão famoso entre diversas gerações. A Afilio aproveitou a ocasião para te contar um pouco mais sobre a data e, de quebra, mostrar como o rock pode te ajudar a ser mais produtivo no home office.

É isso mesmo! Se você trabalha de casa e anda buscando disposição extra ou até mesmo mais foco para dar conta de tudo, um bom rock pode te ajudar nesta missão. Ficou curioso? Continue conosco nos próximos parágrafos e confira! 

Mas antes, como surgiu o dia do Rock?

Por que o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho? Não tem a ver com um lançamento muito famoso ou uma banda em específico, mas sim um evento beneficente que aconteceu em 1985, o memorável Live Aid. 

Acredita que esse evento foi sugerido por ninguém mais, ninguém menos, do que o baterista e compositor Phil Collins? Mas não foi um festival qualquer. O Live Aid aconteceu simultaneamente, e internacionalmente, no estádio de Wembley, em Londres, e no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, nos EUA.

Ele também foi transmitido para mais de 2 bilhões de pessoas, em 100 países diferentes, em uma das maiores transmissões via satélite da história. Legal, né?

Música ajuda mesmo na produtividade?

Não há um consenso científico sobre os reais benefícios da música em relação à produtividade, mas existem muitas experiências positivas nesse sentido. Uma delas demonstrou o “efeito Mozart”.

Esse estudo é de 1993, publicado por um jornal, demonstrando que após 10 minutos ouvindo Mozart, um grupo de pessoas apresentou um maior desempenho em determinadas atividades. 

Há também indícios de que músicas agitadas ajudam na energia durante exercícios físicos e auxiliam até na quebra de bloqueios criativos. Maravilha!

A verdade, no entanto, é que você precisa entender como a música afeta sua rotina. Para algumas pessoas, ela pode soar como uma distração, enquanto para outras ajudam a dar foco. Por isso, experimente!

Dia de Rock, bebê: como o ritmo pode ajudar no home office?

Sim, o rock, mas também muitos outros ritmos podem te ajudar no home office, dando mais produtividade e foco. Veja algumas dicas práticas:

Monte uma playlist para o trabalho

Que tal separar uma playlist exclusiva para o home office? Já existem diversas delas prontas nas plataformas de streaming, mas montar a sua própria pode ser ainda mais legal. A recomendação é que as primeiras músicas sejam mais relaxantes e leves, de forma que as mais agitadas comecem depois, te ajudando a ter mais fôlego no serviço remoto.

Experimente estilos diferentes

É claro que rock sempre é uma boa pedida, mas você pode experimentar os mais variados ritmos, como músicas instrumentais ou com letras. Não há uma resposta única em relação a qual é melhor, vai depender muito da sua personalidade.

No entanto, podemos adiantar que, geralmente, as músicas mais agitadas ajudam na concentração de tarefas repetitivas, enquanto as com letras mais complexas ou com histórias interessantes podem atrapalhar a ter foco em situações em que é necessário esforço mental.

Evite as suas músicas preferidas

Não é que você não possa trabalhar ao som dos seus hits do coração, mas é que eles podem te atrapalhar na concentração. Principalmente se quiser cantar junto, né? Por isso, tome cuidado, certo?

Como você pôde notar, sim, hoje é Dia de Rock, bebê! E também é uma bela oportunidade de atualizar a sua playlist com grandes clássicos e se divertir enquanto trabalha. Afinal, produzir de bom humor e com mais motivação faz toda a diferença na rotina de home office, não acha?

Que tal continuar por dentro das novidades da Afilio também nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here