Push Notification: saiba o que é e como usar em seu negócio

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Mão segura celular com push notification

Você já recebeu notificação de empresas na tela do seu celular sem pedir? Isso é uma push notification, uma estratégia de marketing digital para desenvolver uma comunicação mais próxima com o público-alvo.

Push notification, ou notificação por push, consiste em mensagens enviadas automaticamente pelos servidores de empresas, sites ou aplicativos. Isso de forma espontânea, sem esperar que o usuário peça pela informação. 

Assim, o consumidor pode fechar uma compra, que não estava prevista, porque foi impactado pela mensagem. A push notification é uma ferramenta usada para melhorar a experiência dos usuários e as taxas de conversão. 

Confira mais sobre as notificações por push a seguir: 

Como funciona a Push Notification?

Para que o sistema do Push Notification possa funcionar o usuário precisa autorizar o envio de mensagens quando instala um aplicativo, um jogo ou quando abre um site. Já prestou atenção nisso?

Geralmente é feita a pergunta: “Você deseja receber notificações?”

Ao dar o ok, você autoriza que a empresa envie mensagens automáticas para o seu celular ou para a tela do seu computador. 

Quando chega uma mensagem nova, surge como um pop up na tela, que pode vir acompanhado de um som ou vibração para captar a atenção do usuário. 

Para utilizar essa ferramenta é preciso de um servidor e um software para envio de push notification. Aqui na Afilio, desenvolvemos estratégias para que os usuários possam enviar notificações por push e aumentar as conversões. Saiba mais aqui!

4 formas de usar Push Notification

Alerte sobre promoções e produtos

A forma mais comum de usar a push notification é informar sobre promoções de lojas e produtos. Por exemplo, alertar ao usuário que o item que ele procurou está com desconto. Ou que uma nova coleção já está disponível. 

Mas é possível também dar dicas, fazer chamadas atrativas e até mesmo passar uma notícia. Tudo de forma divertida e com uma linguagem leve. 

O mais importante é identificar o público-alvo e pensar em mensagens de acordo com seus interesses. Faça a pergunta: o que meu cliente gostaria de receber? 

Crie segmentações

É possível criar segmentações de push notification. Por exemplo, a geográfica, que dispara uma mensagem toda vez que a pessoa passa por determinado local. Isso é possível pelo GPS dos dispositivos móveis, que registram a localização dos usuários. 

O disparo de push notification deve ser planejado de maneira estratégica, considerando o comportamento dos usuários e seus hábitos de consumo. 

Segundo uma pesquisa da Localytics, o melhor horário para encaminhar as notificações por push é entre meio-dia e 17h nos dias de semana, preferencialmente de terça a sexta-feira. 

Faça relação com o factual 

Entre as principais notícias do dia, será que não existe nada relacionado ao produto ou serviço que você vende? 

Datas comemorativas, estação do ano, lançamento de filmes, Copa do Mundo, Olímpíadas…todas essas ocasiões são ótimas para chamar a atenção do usuário. 

No início do verão, por exemplo, nada mais adequado do que sugerir ventiladores, ar-condicionado, sorvetes, moda praia, etc. 

É importante exercitar sua criatividade e se manter informado do que está acontecendo. 

Evite mensagens muito longas

Não dá para receber textão em uma notificação né? O usuário nem cogita abrir.

Por isso, as push notifications devem ser curtas, chamativas e criativas. Quanto menos palavras, mais as notificações são lidas. 

Um levantamento da Responsys indicou que o push notification apresenta uma taxa de abertura 50% maior que os e-mails. Isso porque tem uma comunicação muito mais próxima e rápida. 

O iFood é um case de sucesso no uso de notificação por push. Veja alguns exemplos: 

Push notification do iFood
Push notification do iFood

A empresa de delivery envia mensagens automáticas para os usuários, de forma a estimulá-los a fazer pedidos. O que aumenta sua taxa de conversão e ticket médio. 

E você, já tinha pensado em usar push notification para alavancar as vendas do seu negócio? Conte aqui nos comentários!

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