WhatsApp não é só para conversa. Aprenda a usar a rede social para ganhar dinheiro

Confira 10 dicas essenciais para vender muito pelo WhatsApp

23/01/2020

WhatsApp não é só para conversa. Aprenda a usar a rede social para ganhar dinheiro

Com mais de 130 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp já está presente no cotidiano de muitos consumidores e se tornou uma ótima plataforma para promover e vender produtos.

Você sabia que o WhatsApp pode servir como plataforma para aumentar seus lucros como afiliado?

Pois é, a rede social que você utiliza comumente para conversar, assim como outras 130 milhões de pessoas no Brasil, também tem se mostrado uma ótima opção para afiliados que querem vender ou promover produtos.

Entretanto, apenas enviar ofertas para todos os contatos da sua agenda não é o suficiente. Você precisa escolher as melhores estratégias e definir um planejamento para ver resultados.

Parece complicado, mas não tem o que temer, pois neste artigo, a Afilio mostra os benefícios de utilizar o WhatsApp para aumentar suas conversões e traz dicas para te ajudar a alcançar o tão sonhado aumento de renda.

Por que vender pelo WhatsApp?

Para vender na internet é importante que você esteja presente nos mesmos canais que o seu público-alvo, e o WhatsApp está ativo em 98% dos smartphones utilizados no Brasil, ou seja, passar horas no aplicativo já faz parte da rotina de muitas pessoas.

Pensando nisso, você consegue enxergar o potencial do aplicativo para vendas? Ainda não? Então veja esse exemplo:

Alguma vez na vida você já pediu algum produto farmacêutico pelo WhatsApp?

E na hora que bate aquela fominha? Nunca mandou uma mensagem para o WhatsApp da lanchonete para pedir um sanduíche ou pizza?

Ou quando, por exemplo, você queria se matricular em um curso, o funcionário entrou em contato pelo WhatsApp para oferecer algum suporte?

Usar o WhatsApp para vender algum produto é uma técnica que está sendo cada vez mais aplicada por empresas e afiliados. Além de você ter a chance de atingir mais pessoas, o WhatsApp pode te ajudar a fazer uma boa comunicação de um para um, tornando o contato personalizado. Assim, o usuário se sente especial, pois parece que você está oferecendo soluções focadas somente no problema que ele tem. Essa relação valoriza o seu trabalho.

Aprenda a aumentar suas conversões através do WhatsApp

Agora que você já entendeu o potencial do WhatsApp para promover produtos, vamos te explicar como usar a plataforma para aumentar suas vendas como afiliado. Veja as dicas a seguir e aprenda a montar uma boa estratégia.

1. Tenha um celular comercial

O primeiro passo é você ter um número de celular diferente do seu pessoal. Apesar de alguns aparelhos serem "dual chip", usar outro dispositivo é mais recomendado, porque evita confusão entre suas mensagens particulares e as que recebe no seu trabalho como afiliado.

Assim, você também vai poder organizar melhor sua agenda e dividir o tempo para não precisar responder mensagens de trabalho quando estiver em dia de folga e até mesmo para não correr o risco de enviar mensagem pessoal para um cliente.

2. Use o WhatsApp Web

Através do WhatsApp Web, você acessa o seu perfil na rede social pelo computador e consegue mandar mensagens enquanto abre outras guias com os canais do seu negócio, facilitando a visualização e monitoramento das vendas.

Outro ponto positivo é que erros de digitação que são cometidos no celular dificilmente vão ser repetidos no teclado do computador que é maior.

3. Crie link com o número do seu WhatsApp

Para que você consiga vender e dar suporte aos seus potenciais clientes através do WhatsApp, é necessário que eles saibam que têm essa opção de contato.

Alguns e-commerces ou afiliados costumam disponibilizar o número do WhatsApp em seus canais, mas dependendo do caminho percorrido pelo usuário para chegar até você, esse método pode não ser eficaz, já que há o risco de a pessoa anotar errado, por exemplo.

Usar um link com seu número é o mais indicado, pois ele pode ser facilmente compartilhado em diversos canais e basta o usuário clicar que será direcionado para a conversa com o seu WhatsApp de afiliado.

Você pode fazer isso usando o link abaixo. A numeração 55 é referente ao código de área do Brasil. Substitua a sequência de zeros pelo seu número com DDD.

http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000

- ENCURTE O LINK

Dependendo do espaço que você tem para compartilhar o link do seu contato de WhatsApp, é mais vantajoso encurtar a URL. Diversas plataformas na internet oferecem essa ferramenta, como Bitly, Twixar Me, TinyURL e Is.gd.

4. Compartilhe o link em outros canais

Você já deve saber que uma das melhores formas de divulgar links é através de textos de sites e blogs. Se possui um desses canais, comece a compartilhar o seu número de WhatsApp por eles.

Redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube também podem ser utilizadas. Coloque a URL do contato de Whats no seu perfil nesses canais, faça stories e crie conteúdos mais curtos para compartilhar o link também em posts do Twitter e Facebook ou inclua o link nas descrições dos seus vídeos no YT.

O único problema é que se um usuário adicionar o seu número, você só vai saber se ele enviar alguma mensagem. Por isso, ao compartilhar o seu WhatsApp, peça que a pessoa envie uma mensagem dizendo que tem interesse em receber suas atualizações.

5. Solicite contatos telefônicos dos seus potenciais clientes

Além de compartilhar o seu contato, você deve solicitar o número de WhatsApp das pessoas que já fizeram alguma compra ou se interessam pelos seus conteúdos. Esse pedido pode ser feito, por exemplo, em uma página para cadastro de newsletter.

Na landing page, além do número do celular, nome e local de habitação, você pode perguntar se esse usuário já adquiriu algum produto através do seu canal, se ele ainda não conhece o seu negócio ou se está pesquisando algo que pretende comprar (lembre-se do funil de vendas). Esses questionamentos também vão ajudar na segmentação do público.

É importante que você deixe bem claro para o usuário que entrará em contato com ele através do WhatsApp e o tipo de informação que ele vai receber.

6. Crie listas de transmissão

As listas de transmissão podem facilitar muito o seu trabalho como afiliado, pois elas são usadas para enviar mensagens a um número maior de contatos. Você deve criar as listas, adicionar as pessoas e enviar o conteúdo de acordo com o nível em que elas se encontram na jornada de compras. Assim, a mesma mensagem será enviada para todos os contatos que têm interesse no mesmo assunto. Neste momento, você precisa ter cuidado para não confundir as listas.

Vale destacar que os contatos da sua lista de transmissão só vão receber as mensagens que você enviar se também tiverem o seu número salvo no celular deles. É importante sempre pedir aos usuários que verifiquem se o seu contato foi adicionado para que eles possam receber suas atualizações.

7. Utilize o WhatsApp Business

Desenvolvido para proprietários de pequenas empresas, o WhatsApp Business oferece diversas funcionalidades para tornar seu trabalho mais simples. Nele, você pode criar catálogos para exibir os produtos que promove; fazer um perfil comercial; utilizar respostas rápidas pré-definidas e adicionar etiquetas para auxiliar na organização dos contatos.

O app ainda conta com a função de mensagens automáticas, que podem ser acionadas quando você não puder responder naquele momento ou para enviar uma mensagem de saudação quando o usuário entrar em contato pela primeira vez.

8. Envie conteúdos

No início do texto, destacamos que não é suficiente apenas encaminhar ofertas para todos os seus contatos e esperar que eles comprem. É necessário criar um relacionamento e enviar mensagens úteis para o seu público. Assim, o seu negócio vai ter mais credibilidade e os usuários vão sempre se lembrar de você.

É importante enviar conteúdos que agreguem valor ao usuário. Ou seja, você pode criar um material educativo sobre o produto anunciado ou segmento em que ele está inserido; fazer promoções exclusivas para quem chegar ao seu site através do link compartilhado no WhatsApp; tirar dúvidas dos usuários que têm interesse em comprar ou compartilhar vídeos que mostrem a utilidade do produto que você já vendeu.

9. Faça um planejamento

Fazer um planejamento vai te ajudar a se organizar, principalmente se você tiver várias listas de transmissão. Com um cronograma bem definido, é possível agendar as datas em que as mensagens serão enviadas para os seus contatos e preparar o conteúdo com antecedência.

Outro ponto positivo é que utilizando o cronograma, dificilmente você vai enviar mensagem para a lista errada, pois poderá pré-definir os conteúdos que serão compartilhados de acordo com a etapa em que seu público está no funil de vendas.

10. Não se esqueça do pós-venda

Mantenha contato com o seu público mesmo após a venda. Você pode enviar vídeos que mostrem como o cliente deve fazer a manutenção do produto que comprou ou enviar conteúdos que abordem outras funcionalidades do item. Além disso, é muito importante ter atenção ao feedback do cliente. Isso vai te ajudar a oferecer um atendimento melhor e mais personalizado para o público.

Agora que você já sabe como usar o WhatsApp para ganhar dinheiro como afiliado, é hora de colocar as mãos na massa e traçar o planejamento ideal para o seu nicho. Se cadastre agora mesmo na Afilio e lucre com o seu tráfego.