Você acha que o Marketing de Afiliados está saturado? Nós mostramos que não

Mercado de afiliação exige profissionais cada vez mais capacitados. Saiba como ter sucesso na área

08/01/2020

Você acha que o Marketing de Afiliados está saturado? Nós mostramos que não

Modelo de negócio continua sendo uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro trabalhando na internet, mas exige estudo e dedicação para gerar resultado.

Você já deve ter ouvido por aí que o marketing de afiliados está saturado e pode até ter pensado em desistir de construir uma carreira nesse mercado por conta disso, mas tenha calma. A verdade é que este modelo de negócio está crescendo a cada ano e continua sendo uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro trabalhando na internet.

O Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados (IBM Afiliados) afirma que o mercado recebe até 20 mil novas inscrições de afiliados por mês, número que chama a atenção para uma atividade que está em desenvolvimento no país.

O problema é que muitas pessoas entram no marketing de afiliados esperando por um aumento de renda rápido e fácil, e não é bem assim que funciona, pois como toda profissão, requer dedicação. Por isso, quando encontram dificuldade, acabam desistindo e assim surge a famosa frase: "o mercado está saturado". Mas lembre-se de que em todas as áreas do mercado há concorrência, cabe você se planejar, buscar uma vantagem competitiva e se destacar sendo bom no seu negócio.

Entenda o que você precisa para ter sucesso como afiliado

Para ter sucesso como afiliado, você precisa deixar a ansiedade por resultados de lado e ter paciência para estudar o marketing de afiliação antes de promover produtos ou serviços no seu canal, que pode ser blog, site, Instagram, grupos de Facebook e WhatsApp, e-mail marketing, entre outros. Está em dúvida por onde começar? Confira as dicas abaixo e veja o melhor caminho para iniciar sua carreira.

Defina o nicho em que quer atuar

Antes de promover um produto ou serviço, você precisa saber se existe um público que tem interesse nele, entender suas necessidades e passar informações completas na divulgação.

Especialista em Marketing Digital, Erico Rocha destaca como "meganichos" de mercado a serem explorados os setores de saúde, relacionamento e dinheiro. Dentro desses, você também pode optar por trabalhar com “subnichos”. Por exemplo: fitness e nutrição fazem parte de saúde, enquanto educação financeira ou até mesmo marketing digital são referentes à dinheiro.

Saiba como escolher produtos e serviços lucrativos para divulgar no seu canal

Para produzir conteúdo com a intenção de venda e que se destaque dos seus concorrentes, você precisa ter afinidade e conhecimento sobre o produto que está anunciando.

Além disso, o canal de divulgação também influencia nas suas conversões, pois há produtos que são vendidos com maior facilidade através de anúncios de sites e outros que se destacam mais quando promovidos através de conteúdos de blog ou em posts no Instagram. Escolha sempre produtos que tenham relação com o seu canal.

Também é importante você conhecer a reputação do anunciante e ter atenção ao valor dos produtos que vai promover. Vale destacar que produtos de ticket baixo (até 300 reais) convertem melhor, sendo uma boa opção para afiliados iniciantes.

Aprenda técnicas para otimização dos mecanismos de busca

Você já ouviu falar em SEO? Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas elaboradas para otimização de sites, blogs e outras páginas da internet. Esse recurso tem como objetivo fazer com que o seu canal passe a rankear melhor de forma orgânica, e consequentemente, tenha mais tráfego.

Faça um compilado das melhores técnicas e coloque em prática no seu canal. Assim, seus posts terão chances reais de chegar ao topo do Google em pouco tempo.

Escreva conteúdos que gerem valor e atraiam o público-alvo para o seu canal

Não caia na cilada de criar conteúdo apenas por criar ou para falar sobre um tema que você se interessa, mas que pode não despertar a mesma sensação no seu público. Entenda que seus textos devem ter o objetivo de ser informativo e até resolver os problemas de alguém.

Existem ferramentas para te ajudar a identificar quais são os principais interesses do seu público através de palavras-chave. Veja duas:

O Keyword Tool disponibiliza recursos para você buscar um assunto e oferece diversas palavras-chave relacionadas para te ajudar a entender o que mais está sendo pesquisado pelas pessoas do seu nicho.

O Semrush realiza funções semelhantes com palavras-chave e mais uma série de recursos, como insights de marketing, análise de domínio, ferramenta de geração de lead, entre outros.

Se cadastre em uma rede de afiliação

As redes de afiliação ou programas de afiliados, como também são conhecidas, contam com uma plataforma que une anunciantes/agências e afiliados.

Os anunciantes são as grandes marcas ou agências que desejam vender um produto ou serviço, gerar leads ou aumentar a exposição da marca. Resumidamente, eles se cadastram na plataforma e disponibilizam suas campanhas para do outro lado, serem trabalhadas pelo afiliados.

Os afiliados são os responsáveis pela divulgação, eles acessam as campanhas disponibilizadas pelos anunciantes na plataforma e fazem a divulgação dos produtos através do formato que oferece, por exemplo: sites de conteúdo, blogs, grupos de Facebook, tecnologias, entre outros. A cada conversão realizada, o afiliado recebe uma comissão proporcional.

Está pesquisando uma rede para se cadastrar? Entenda por que a Afilio é ideal para você

A Afilio é a maior rede de marketing de performance do Brasil e da América Latina, e tem parceria internacional com a CJ Affiliate, principal referência em afiliação global. Nosso foco é instruir os afiliados de forma profissional e ampliar a visibilidade e as vendas dos anunciantes. Para cumprir a proposta, contamos com o melhor sistema de atendimento do continente, utilizamos plataforma própria e oferecemos monitoramento de campanhas em tempo real.

Além disso, se você quer aumentar suas chances de lucro, está no lugar certo! A Afilio tem como clientes os principais anunciantes e agências do mercado, possui diversos modelos comerciais e conta com uma segurança de primeira linha para garantir transparência e a satisfação de seus colaboradores.

Não é difícil abandonar a errônea ideia de que o mercado de afiliação está saturado, viu? Porém, não se esqueça: mesmo com esses passos bem definidos, você ainda vai precisar se dedicar, ter disciplina e enxergar o seu trabalho como um verdadeiro negócio. Se seguir por esse caminho, não precisará se preocupar em ser superado pela concorrência ou com a temida "saturação do mercado". Mãos à obra!