Tendência: Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados: uma das principais tendências para a sua estratégia digital

03/09/2019

Tendência: Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados esta rendendo bons frutos este ano, e é maior ainda a expectativa de quem já usa ou deseja aderir a essa estratégia para o próximo ano. A expansão do mercado apresenta tendências para quem pretende se antecipar e fazer um bom planejamento estratégico.

Se você já sabe o que é marketing de afiliados, já deve ter compreendido a sua importância para o aumento das vendas, leads e interatividade do público com a marca de uma empresa e muitos outros benefícios.

O marketing de afiliados a cada ano vem ganhando mais espaço e reconhecimento, é uma estratégia na qual os afiliados trabalham em diferentes frentes: grupos de facebook, blogs, influenciadores, tecnologias, entre outros e fazem divulgação dos produtos ou serviços de determinado anunciante.

Por que é uma boa ideia investir em afiliação?

O investimento em marketing de afilados, também conhecido como marketing de performance, demonstra que as empresas estão cada vez mais focadas em integrar suas ações de vendas com ferramentas digitais. Inovar é a palavra principal no mercado de afiliados, por isso, seu papel tem sido fundamental para o crescimento do negócio. Além disso, é uma estratégia que só se paga pelo resultado, permitindo ter um maior controle do budget investido.

É uma alternativa perfeita, já que paga de acordo com a performance. Se o afiliado vender, ele ganhará sua comissão. Caso não, é necessário que o mesmo melhore suas estratégias de venda.

Outro ponto relevante, é que a afiliação acompanha a evolução da sociedade em geral – seja tecnológica ou comportamental. O comportamento da sociedade se transforma o tempo todo, e com o avanço das mídias digitais, por exemplo, o padrão de consumo foi alterado. Os meios digitais impactam diretamente nos hábitos dos consumidores e desenvolver um planejamento com o marketing de Performance permite atender de forma orientada o público-alvo.

Tendências

O amadurecimento da rede de afiliados será alavancado pelos anunciantes e consumidores, o mercado aumentará com mais direcionamento, interação e novas formas de divulgação.

Ao associar o marketing de afilados com as demais estratégias de marketing, pode-se observar que a busca por conteúdos de opinião sobre determinado produto e outras formas de auxílio nas compras têm crescido em todos os segmentos.

Estas tendências são positivas porque reforçam o papel do afiliado na construção, relevância e conversão de potenciais clientes em consumidores assíduos de determinada marca.

Aumento na produção de dados

O marketing de performance oferece relatórios que permitem verificar o sucesso de determinada campanha. Com o crescimento do marketing de afilados, as redes de afiliação estão cada vez mais se aperfeiçoando em suas plataformas, o que inclui a entrega de relatórios com base em informações em tempo real que auxiliam nas tomadas de decisões do negócio. Dessa forma, é possível acompanhar detalhes do investimento realizado, se o mesmo está dando retorno eficiente e se as estratégias precisam de ajustes.

Melhor controle de leads

A multiplicação dos leads é uma das chaves para o crescimento das vendas online. A prioridade deve ser transforma-los em visitantes do site e compradores de longo prazo.

Para conseguir mais leads é preciso que este processo seja facilitado e no marketing de performance é possível planejar melhores estratégias e otimizar a gestão.

Impactos do mercado digital

Que as grandes marcas já não investem exaustivamente em mídias como televisão, rádios e outdoors, não é novidade. Esta migração para o online, além de economias, traz recompensas mais sólidas e rápidas.

Mas ao contrário do que se pensa, o foco não está mais apenas no YouTube ou Facebook. E é neste cenário que o marketing de afiliados ganham maior espaço no mercado para ajudar a expandir sua estratégias.