Saiba como o marketing de afiliados pode aumentar sua renda

Marketing de afiliados: Uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro na internet

14/11/2019

Saiba como o marketing de afiliados pode aumentar sua renda

Nesta relação comercial, o afiliado divulga o produto ou serviço de uma empresa em seus canais e recebe comissão pelas vendas que converter para a marca.

O Marketing de Afiliados é um modelo já consolidado no Brasil, mas que ainda gera dúvida em pessoas que querem ingressar na área. Basicamente, esse formato trata-se de uma relação comercial em que o afiliado divulga o produto ou serviço de uma empresa e recebe uma comissão sobre as vendas que fizer ou usuários que converter para a marca. O modelo é uma estratégia interessante para empresas que querem ampliar sua divulgação online e para pessoas que trabalham com vendas ou produção de conteúdo na internet, pois não necessita de um grande investimento para que os retornos apareçam, além de ser uma forma mais fácil de ganhar dinheiro.

Por que é benéfico para os Afiliados?

Os afiliados são pessoas como eu e você que fazem anúncios de produtos e serviços de outras empresas através de um canal que possuem (blog, site, rede social, tecnologias, entre outros) e ganham dinheiro a cada conversão realizada, seja ela por venda ou pela inclusão de um novo lead para a empresa anunciante. Nem todos os afiliados precisam gastar dinheiro na hora de investir em melhorias para o seu formato, mas todos recebem proporcionalmente às conversões que realizam.

Por que é benéfico para os Anunciantes?

Os anunciantes passam a impactar clientes de diversos perfis porque estão presentes nos mais variados tipos de canais, o que facilita a conversão de leads, vendas e fortalece o branding.

Atenção com a experiência dos usuários

A comodidade de fazer compras pela internet, sem nem mesmo precisar sair de casa, fez com que as pessoas passassem a pesquisar cada vez mais antes de confiar em uma marca. Desta forma, é essencial que o lead sinta confiança no canal, no influenciador ou se identifique com o conteúdo publicado. Assim, fica mais simples criar um bom relacionamento com o público e gerar clientes e vendas.

Na prática

O anunciante lança o produto na internet e contrata uma rede de marketing de afiliados para ajudar a ampliar a divulgação e gerar vendas. Essa rede seleciona os afiliados que possuem alguma relação com o produto oferecido ou com a marca que está sendo divulgada e envia o material de campanha disponibilizado pelo próprio anunciante, que geralmente são bannerscupons de desconto, links trackeados, e-mail marketing, entre outros. Com o material de divulgação em mãos, os afiliados passam a disseminá-lo em seus canais de comunicação. No momento em que um cliente faz a compra através do conteúdo divulgado pelo afiliado, são gerados dados, que vão servir como métricas para a campanha, e a venda é contabilizada no sistema da rede de marketing de afiliados, que identifica o colaborador que direcionou o cliente para a compra. O afiliado recebe um valor a cada conversão. Esse dinheiro é definido como uma comissão pela divulgação da campanha.

Modelos comerciais na visão do Afiliado

É função do anunciante decidir junto à empresa de afiliados qual é o melhor modelo comercial para o produto que ele está oferecendo e para os objetivos do negócio. A Afilio oferece diversos formatos, confira alguns deles:

CPA – Custo por Aquisição

No custo por ação, o afiliado é remunerado apenas se o usuário clicar na publicidade exibida e realizar alguma ação de compra na página para a qual ele será redirecionado. Nesse formato, o afiliado tem um pouco mais de trabalho, pois ele precisa convencer o leitor de que vale a pena adquirir o produto anunciado e que ele pode confiar não apenas na palavra do blogueiro, redator ou influenciador, mas também na marca.

CPL – Custo por Lead

Já no custo por lead, o afiliado é remunerado quando o cliente clica no link que o redireciona para uma nova página, que costuma ser uma landing page, onde a pessoa preenche um cadastro para receber algum conteúdo, que pode ser uma newsletter, um cupom de desconto ou outro tipo de oferta. Esse formato é recomendado para empresas que querem aumentar a lista de pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido.

CPV - Custo por Visita

Para o anunciante, a visita de uma pessoa ao seu e-commerce é o primeiro passo para uma conversão de venda. Neste formato, o afiliado ganha uma comissão a cada vez que uma pessoa acessa o e-commerce do anunciante por meio de um link que foi compartilhado em seu canal. Para promover esse direcionamento, o afiliado deve apostar em conteúdos atrativos, que despertem no leitor a vontade de conhecer o que a empresa anunciada tem a oferecer.

CPC – Custo por Clique

Neste modelo, o afiliado recebe comissão por clique. Sendo assim, sempre que uma pessoa clicar na publicidade (banner, pop-up ou link) que estiver sendo exibida no seu canal (blog, site ou rede social), o afiliado é remunerado. Nessa opção, os ganhos do afiliado vão depender do desempenho que tiver a campanha lançada pelo anunciante.

CPI - Custo por Instalação

Sempre que uma pessoa fizer o download de um aplicativo através de um link compartilhado pelo canal do afiliado, ele ganha uma comissão pela conversão. O modelo de custo por instalação vale a pena para empresas que desejam aumentar o número de usuários de seu app.

CPM – Custo por Mil (Impressões)

Neste modelo, o anunciante fecha um valor fixo com a empresa de afiliados e paga apenas quando o banner publicitário alcança mil visualizações. Esses views são contabilizados de acordo com a quantidade de acessos (pageviews) que o canal (blog ou site) recebe, supondo que cada pessoa que passa por ali está sendo impactada pela publicidade. Ou seja, cada leitor que acessar o seu blog e passar pelo anúncio vai contar como uma visualização. É o formato ideal para quem possui um grande número de acessos.

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