Quer vender mais no seu e-commerce? Confira 10 dicas

Saiba como evitar queda nas vendas e atrair mais consumidores para o seu negócio

13/11/2019

Quer vender mais no seu e-commerce? Confira 10 dicas

Aumente suas conversões e aprenda a evitar problemas como queda nas vendas, abandono de carrinho e reclamações, oferecendo boas experiências ao cliente.

No ambiente digital em que estamos inseridos, abrir uma loja virtual parece ser um bom negócio. O grande problema é que muitos e-commerces acabam pensando apenas no lucro e se esquecem da importância de oferecer uma boa experiência ao consumidor, que é quem gera renda para a loja. Com isso, os resultados ficam ruins e problemas como queda nas vendas, abandono de carrinho e reclamações passam a ser recorrentes.

Se você está passando por essa turbulência, saiba que o bom desempenho de um e-commerce está ligado à satisfação do cliente. Ao acessar sua loja, ele precisa sentir que está em um ambiente seguro, de fácil acesso e que disponibiliza todas as informações necessárias sobre os produtos, processo de compra e entrega. Quer saber por onde começar? A seguir, reunimos 10 dicas para ajudar você a vender mais e se destacar diante da concorrência. Confira e veja como elas podem bombar o seu negócio!

Capriche nas imagens e descrição dos produtos

Sem poder tocar o produto, os consumidores precisam do máximo de informações possíveis para sentirem confiança ao comprar pela internet. Por isso, é essencial que você disponibilize fotos que mostrem todos os detalhes do produto. Se possível, invista em vídeos em que a mercadoria apareça em uso. Além disso, é importante colocar uma descrição que reúna todas as informações sobre os detalhes da peça. Assim, o consumidor não terá dúvidas de que é realmente o que ele procura.

Atendimento online via chat

A falta de informações é um dos motivadores de abandono de carrinho e você não quer que isso continue acontecendo. Para conquistar e fidelizar clientes, além de criar uma boa imagem da marca, é preciso oferecer um bom atendimento. Investir no chat é uma ideia, porque é um contato em tempo real entre funcionário e consumidor. Desta forma, a pessoa que navega pelo site pode tirar dúvidas que surgirem durante o processo de compra ou sobre o próprio produto que tem interesse. Esse contato também ajuda a deixar o cliente mais seguro para realizar a compra, além de criar uma relação de proximidade entre ele e a marca.

Adote o cross selling

A técnica do cross selling é utilizada para estimular o cliente a adicionar produtos que complementam sua compra principal. Como isso é feito? Enquanto o consumidor está selecionando os produtos que vão para o seu carrinho de compras, a própria loja virtual oferece outras mercadorias que tenham relação com esta compra principal. Alguns e-commerces costumam criar kits com descontos em produtos do mesmo segmento (ex: mouse, fone de ouvido, teclado) ou sugerem outros itens individuais (ex: o cliente comprou um celular e a loja oferece um smartwatch). Geralmente essas sugestões vêm acompanhadas de um título como “outros produtos que você pode gostar” ou “pessoas que viram isso também viram”. É uma boa estratégia para aumentar o ticket médio.

Segmente clientes em grupos para atingir públicos variados

Dividir os clientes em grupos é importante para que você consiga atingir seu público de forma mais eficiente. Essa segmentação é feita de acordo com as características comuns, como idade, área de atuação, renda, localização, entre outras. Também é possível fazer a divisão a partir dos hábitos de consumo dos consumidores, como os que compram com frequência, os que geram um ticket médio acima de determinado valor e os que estão inativos.

Com essa divisão do público, você consegue melhorar a comunicação da sua marca através da personalização e pode criar campanhas voltadas para grupos específicos. Desta forma, fica mais fácil atingir o seu cliente ideal.

Contrate uma rede de afiliados

Investir em marketing de afiliados é um dos melhores métodos para você ganhar dinheiro e atrair mais clientes para o seu e-commerce. Trata-se de uma estratégia na qual os afiliados trabalham por meio de diferentes frentes, como grupos de Facebook, blogs, influenciadores, e-mail marketing, tecnologias, entre outros. Através desses canais, os afiliados fazem a divulgação de produtos e serviços de determinado anunciante. Com isso, aumentam as chances de você vender mais, pois vai atrair diferentes públicos por meio de pessoas em que eles já confiam.

Faça disparos de e-mail marketing

Esta é uma estratégia de marketing digital, em que as marcas utilizam o e-mail para divulgar conteúdos com o objetivo de gerar leads, aumentos de vendas e reter os clientes. A segmentação dos consumidores é muito útil para e-commerces que querem apostar nesta dica, pois ajuda a marca a ter mais eficiência no envio de ofertas e propicia um contato mais personificado com o cliente. Redes de afiliados oferecem essa alternativa. O e-mail também pode ser usado para recuperar clientes inativos e abandono de carrinho. Isso é feito através do envio de mensagens personalizadas, que devem lembrar o consumidor de que a compra não foi finalizada. O ideal é criar textos que tenham informações como o nome do cliente, formas de pagamento e um link que vai direcioná-lo para o próprio carrinho de compras abandonado. Oferecer algum desconto ou frete grátis é uma dica para a loja que quer recuperar cliente, mas avalie suas possibilidades antes de adotar essa estratégia.

Avise se o produto está indisponível

Muitas vezes, as pessoas desistem de comprar na loja virtual porque fazem todo o processo de compra e ficam sabendo que o produto não está no estoque apenas no momento de finalizar. Isso gera um desgaste desnecessário. Para evitar esse problema, basta incluir avisos sobre a disponibilidade do produto. Se você tem pouquíssimas unidades no estoque, coloque a quantidade disponível na página principal do item. No caso de não ter o produto, você deve tirar o botão de compra e substituir por um campo em que o consumidor pode digitar o e-mail dele para ser avisado quando o produto estiver disponível para venda.

Ofereça alternativas de fidelização

Fidelizar os clientes é tarefa difícil, mas vale a pena. Para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso estar atento à satisfação do público. Com isso, você vai encontrar o melhor caminho para produzir uma peça que convença o cliente a voltar a comprar no seu e-commerce e ajude a atrair novos consumidores. O próximo passo é criar um programa de fidelização que gere aumento de vendas sem que você precise investir muito dinheiro. Uma opção é oferecer pontos acumulativos a cada compra realizada para que o cliente troque pode descontos ou produtos. Outra estratégia é oferecer condições especiais para os seus clientes assíduos, como frete grátis, prazo maior de garantia e brindes.

Seja omnichannel

Se você também possui loja física, uma das melhores formas de agradar o seu consumidor é investir em estratégia Omnichannel. Esse formato se refere a todos os canais de uma empresa que estão conectados e oferece mais comodidade ao cliente na hora da compra. Com ele, o consumidor pode, por exemplo, utilizar o app dentro de uma loja física da sua marca para saber se tem o produto que ele procura. Se tiver o item no aplicativo, o cliente pode solicitá-lo com um dos vendedores da loja física e optar pela entrega em casa. Desta forma, os canais se unem para oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor, fortalecendo as relações entre o ambiente virtual e offline.

Você tem um site, blog, grupo de Facebook ou é influenciador digital? Torne-se afiliado com a Afilio e ganhe dinheiro com seu tráfego. Basta se cadastrar aqui.

Se você tem um e-commerce e quer aumentar suas vendas e conversões com afiliados, temos diversos formatos para melhorar sua performance! Clique aqui para saber mais e se cadastrar.

Fontes: Escola de E-commerce; Rock Content; E-commerce Brasil