Pela primeira vez, Instagram supera o Facebook em número de interações

Saiba como usar a rede social para aumentar seus lucros como afiliado

06/03/2020

Pela primeira vez, Instagram supera o Facebook em número de interações

Instagram está engajando mais usuários e deve ser explorado por afiliados que querem ganhar dinheiro promovendo produtos e serviços de grandes marcas.

Pela primeira vez, o Instagram superou o Facebook em quantidade de interações entre os usuários, registrando um número 20 vezes maior do que o concorrente no último semestre de 2019. A informação foi divulgada no relatório Social Media Trends Report, produzido pela SocialBakers, empresa global de marketing em redes sociais. A pesquisa considerou o comportamento de 50 perfis coorporativos que mais bombam nestas redes sociais no Brasil e no mundo.

Apesar de a média de engajamento desses perfis ter sido 20 vezes maior no Instagram, as marcas por trás das contas fizeram mais publicações no Facebook. A partir daí, foi identificado que a maior parte das interações no Facebook acontecem em transmissões ao vivo, enquanto no Instagram, posts em Carrossel conseguem um engajamento maior.

O estudo também aponta que o investimento em anúncios no Instagram cresceu 40%. Além disso, a pesquisa indica que o principal objetivo com a promoção dos posts é gerar aumento de cliques em links e engajamento para as páginas, fator comprovado com a análise da satisfação das empresas, que alcançaram 44,8% dos seus objetivos de marca no Facebook, enquanto no Instagram esse número chegou a 51,7%.

Como ganhar dinheiro trabalhando como afiliado no Instagram

Apesar de ainda não ter superado o Facebook em quantidade de perfis, o Instagram apresenta número crescente de novos usuários todos os anos e tem se mostrado um excelente canal de comunicação. Por isso, é um meio que vale a pena ser utilizado por afiliados que querem ganhar mais dinheiro promovendo produtos ou serviços de grandes marcas.

Para começar a trabalhar com o Instagram, é preciso criar um perfil comercial - diferente do seu pessoal -, identificar o público que quer atingir e os produtos que vai promover. Com essas informações, você conseguirá entregar conteúdos que sejam interessantes para os seus seguidores e vai induzi-los a comprar produtos através dos seus links.

Para isso, é importante você entender como padronizar a sua página. O primeiro passo é registrar dados como e-mail, telefone para contato e o seu endereço. Se você tiver um site, coloque o link dele na descrição do seu perfil, onde também deve conter informações sobre o seu negócio.

Confira cinco dicas para vender como afiliado no Instagram

Agora que você já sabe como dar a largada inicial, é hora de aprender dicas essenciais para ter sucesso trabalhando como afiliado no Instagram. Confira:

1) Atenção aos conteúdos e cronograma de publicação

Neste ponto, você deve conhecer bem o seu público e produzir conteúdos com a intenção de gerar valor no usuário. A chance de haver interações com sua marca é muito maior se o assunto do post for interessante para quem está lendo do outro lado da tela.

Se o seu nicho de público é de gamers, não adianta você fazer posts sobre shows e eventos culturais gerais. O ideal é publicar conteúdos sobre jogos, novas tecnologias em consoles, campeonatos de videogame e assuntos relacionados.

Também é importante você definir uma frequência de publicação, desta forma, seus seguidores já ficarão esperando por novas atualizações. E não esqueça de pensar em conteúdos para postar nos stories. Lembre-se que após alcançar 10 mil seguidores, você poderá vender seus produtos utilizando essa função, o que é chamado de “compra social”.

2) Capriche na escolha das imagens

O Instagram é um grande álbum de fotos virtual, então é a imagem que vai causar o primeiro impacto no seu público. Por isso, selecione fotos que “casem” com o conteúdo do seu post e chamem a atenção dos usuários. Imagens com boa resolução, coloridas, com pessoas interagindo ou fotos de produtos que são aguardados pelo público tendem a alcançar uma taxa de engajamento maior.

3) Faça post com chamadas para ação

Uma call to action é o conteúdo pensado para fazer o leitor realizar a ação que o seu negócio deseja. Normalmente, essa estratégia voltada para o Instagram tem o objetivo de gerar mais likes, interações em comentários e direcionar o usuário para um outro lugar onde ele vai realizar a compra, em um site, por exemplo.

Se você quiser aumentar a interação nos seus posts, deve fazer uma publicação sobre um tema em que as pessoas possam opinar. Por exemplo: "Tomar café da manhã é importante para regular o horário da alimentação. Eu, por exemplo, começo o dia só depois de comer um misto quente com um cafezinho. E você, qual é a sua receita tradicional de café da manhã? Conte para a gente nos comentários."

4) Não se esqueça das hashtags

As hashtags são as palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu post e ao seu próprio negócio. Por isso, quando postadas junto ao conteúdo, elas te ajudam a alcançar mais pessoas, o que pode gerar também uma interação maior com a sua página, aumento de seguidores e até novos usuários para o seu site, dependendo do impacto que o post vai causar no leitor.

5) Sempre responda o seu público

Não adianta trabalhar em um perfil todo personalizado se você não responder os comentários e mensagens enviadas pelos seus seguidores. Saiba que para sua marca crescer na internet, é essencial você prestar um bom atendimento e disponibilizar informações de forma clara para o seu público.

Não é legal deixar um seguidor esperando por uma resposta durante dias. Isso pode interferir na confiança da sua marca e gerar uma grande insatisfação nos consumidores. Por isso, tire sempre um tempinho para interagir com o seu público.

Anotou as dicas da Afilio? Então é hora de colocá-las em prática e ganhar muito dinheiro trabalhando com o Instagram. E não se esqueça: se você está em busca de uma rede de afiliação e quer e ter acesso às campanhas dos maiores anunciantes do país, se cadastre agora mesmo na Afilio e lucre com o seu tráfego.