Afiliado: Melhores maneiras de divulgar links na Internet

Veja aqui como promover os seus links de afiliado de forma eficiente!

26/06/2019

Afiliado: Melhores maneiras de divulgar links na Internet

Embora pareça simples, promover seus links de afiliado de forma realmente eficiente não é tarefa fácil. É que você não pode sair por aí publicando seus links sem nenhuma estratégia. E o pior, sem direcionar para o público certo. Construir uma audiência qualificada e engajada é um dos primeiros passos para ganhar dinheiro com links de afiliado. Mas existem também outros recursos importantes e igualmente eficazes para você ter sucesso como afiliado. A seguir, listamos sete maneiras de divulgar links de afiliado na Internet. O ideal é que você utilize pelo menos três delas, dependendo da sua disponibilidade de tempo e recurso. Mas, caso consiga usar as sete, suas chances de ganhar dinheiro com links de afiliado vão aumentar consideravelmente.

Google (orgânico e anúncios)

Não tem jeito, quem quer ser achado tem que estar nos resultados do Google! E isso inclui tanto a busca orgânica quanto os anúncios pagos. Ter um conteúdo relevante e, principalmente, escrito com foco nas melhores práticas de SEO, aumenta sua competitividade em meio a tantos resultados dentro do Google. Aparecendo nos primeiros lugares do ranking, seu conteúdo será mais acessado e, consequentemente, aumentam suas chances de conversão no link de afiliado. Já para quem dispõe de algum recurso financeiro, o Google Adwords é uma ótima ferramenta. E mesmo que você não possua uma verba considerável nesse momento, vale a pena começar com pouco. Afinal, será um investimento para promover links que podem te trazer comissões. Tanto os resultados orgânicos quanto os anúncios Google são listados de acordo com o interesse do usuário. Ou seja, são focados na palavra-chave (uma palavra ou uma expressão) digitada. Por isso, foque em conteúdos com títulos ligados a interesses do seu público-alvo. Pesquise de que forma seu público busca e crie conteúdos gratuitos e anúncios focados nisso.

Redes Sociais

Não tenha dúvidas: investir nas redes sociais é tarefa obrigatória para promover seus links de afiliado na internet. E da mesma forma que acontece com o Google, você pode também fazer anúncios para aumentar o alcance e engajamento das suas publicações. O Facebook ainda é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. Mas há outras boas opções, como o Instagram, que vem apresentando excelentes resultados dependendo do tipo de público. Twitter, Pinterest e LinkedIn integram a lista, e até o próprio YouTube, que também é considerado uma rede social (falaremos dele mais adiante). Nas redes sociais, promoções e ofertas se propagam rapidamente, no que é conhecido como efeito viral. Promovendo seus links de afiliado por meio de um conteúdo relevante e de qualidade, você pode alcançar um público maior do que por meio de canais mais tradicionais. Além disso, consegue monitorar e analisar os resultados da sua publicação, interagindo com o público em tempo real.

Blog

Depois de ser visto como um diário pessoal, há muito tempo, o blog assumiu uma importância gigantesca dentro da estratégia de marketing de pessoas e empresas. Hoje, o blog tem cara de site, com conteúdo de nicho e focado em conversão. É o que chamamos de marketing de conteúdo, englobando desde o público leigo (o chamado topo de funil) até o usuário que já passou por toda a jornada de compra (o fundo do funil). Em qualquer dessas etapas, você pode trabalhar seus links de afiliado de diversas maneiras. Utilize temas relacionados, escreva sobre o que você gosta e domina, crie iscas de conteúdo para que os usuários cheguem até seus links de forma natural.

Lista VIP

Ao ter um blog, por exemplo, você deve capturar leads de seus usuários. É aquele cadastro de pelo menos nome e e-mail que vários sites pedem. Seja para apenas receber novidades do blog ou para baixar algum conteúdo rico. Seus leads são muito valiosos! Portanto, cuide bem deles e mantenha uma comunicação de qualidade. Você pode criar listas com os interessados em determinados assuntos e enviar ofertas quentes com seus links de afiliados. Essas ofertas podem ser enviadas por e-mail ou até Whatsapp. Muitas pessoas entram nessas listas por se sentirem parte de um grupo seleto e exclusivo. Então, crie uma comunicação direcionada e ofertas exclusivas para esse público.

YouTube

Mais de 1 bilhão. Este é o número de usuários que o YouTube tem, o que é quase um terço de toda a Internet. Só em dispositivos móveis, a rede atinge mais pessoas de 18 a 34 anos nos EUA do que qualquer canal de TV. Disponível em 91 países, o YouTube registra 1 bilhão de horas assistidas por dia. Como você percebeu, quase todo o mundo está no YouTube. E você? Comece a pensar em produzir vídeos para essa rede social, considerando, claro, os interesses do seu público-alvo. Invista em vídeos de dicas, por exemplo, principalmente que sejam úteis no dia a dia dos usuários. No próprio vídeo e na descrição (o texto que fica abaixo do vídeo), você pode promover seus links de afiliado.

Fóruns de Discussão

Quem acha que fórum de discussão é coisa do passado está muito enganado. Desde os primórdios da Internet e até hoje, eles são fonte de consulta de milhares de usuários da web. Um exemplo recente desse tipo de espaço são os grupos no Facebook. Mas há inúmeros sites especializados em fóruns de nicho, onde pessoas com o mesmo interesse se unem, interagem e se comunicam. Busque fóruns relacionados aos seus parceiros de afiliação. Assim, promova seus links de afiliado em fóruns e grupos que possam se interessar e converter, gerando uma comissão. Como falamos no início, não saia entrando em todos os grupos e publicando seus links, até porque você pode ser banido e encarado pelos robôs como spam.

E-mail marketing

Embora essa ferramenta tenha ficado por último na nossa lista, é uma das mais importantes. Depois de muito tempo vista como spam ou intrusiva, a comunicação via e-mail voltou com tudo. Falamos aqui da captura de leads no seu blog, e é com o e-mail marketing que você vai nutrir esses leads, enviando um conteúdo relevante e com chances de conversão. O e-mail marketing tem vários benefícios: grande alcance, formato flexível, retorno financeiro e muitos outros. Você fala diretamente com o usuário, de maneira pessoal e, portanto, mais assertiva. Utilize o e-mail marketing para enviar links de conteúdo interessante no seu blog, onde os usuários vão encontrar, durante a leitura, seus links de afiliado. Em alguns casos, é possível também enviar o próprio link de afiliado no e-mail, dependendo da sua estratégia.

Você já utiliza alguma dessas ferramentas? Já conhecia todas? Em todas elas, tenha sempre em mente: nada de propaganda sem sentido, prefira trabalhar com conteúdo relevante para seu público-alvo! É assim que você vai divulgar links de afiliado na Internet de forma mais eficiente. E se você procura novos parceiros de afiliação, fale com nossa equipe! A Afilio tem centenas de anunciantes e campanhas disponíveis para você ganhar dinheiro promovendo links de afiliado na Internet.