Entenda como campanhas segmentadas vão te ajudar a vender mais

Resultado ruim nas vendas? É hora de criar campanhas segmentadas!

11/05/2020

Entenda como campanhas segmentadas vão te ajudar a vender mais

Dividir os consumidores em grupos de pessoas com interesse comum é uma técnica infalível, que vai elevar suas campanhas a outro patamar e atingir o público ideal para o seu negócio.

Você já sentiu que as campanhas publicitárias do seu negócio não estão impactando o público da forma esperada? Então chegou a hora de conhecer o potencial das campanhas segmentadas e a importância deste investimento para aumentar suas conversões.

No marketing digital, a segmentação de clientes é o processo de dividir os consumidores em categorias de pessoas com interesses em comum. Para isso, são usados dados demográficos, geográficos, comportamentais ou baseados na jornada de compras dos clientes

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Ou seja, as campanhas segmentadas têm o objetivo de atingir públicos específicos de forma personalizada. A partir da segmentação dos consumidores, poderão ser definidos os conteúdos das peças publicitárias e os canais em que a campanha deverá ser divulgada, tanto no ambiente offline quanto no online, além dos gastos e definição dos objetivos da ação.

Por que você deve segmentar os seus clientes?

A personalização das campanhas e o atendimento humanizado são algumas das principais técnicas para atrair a atenção e reter clientes. Além disso, por falarem diretamente com o consumidor, elas influenciam diretamente na sua decisão de compra.

Para você entender melhor como campanhas segmentadas vão aumentar as conversões do seu negócio, leia os tópicos abaixo:

Campanhas segmentadas atingem públicos específicos

Se o objetivo é aumentar as vendas da sua loja virtual ou atrair mais visitantes para o seu site, uma campanha segmentada vai te ajudar impactar o público-alvo de forma certeira. Como? Basta definir o perfil de consumidor que você quer atingir, por exemplo "mulheres de cabelo cacheado interessadas em comprar produtos para hidratar e manter os fios brilhantes".

Essa técnica pode ajudar muito a aumentar suas vendas quando a intenção é atingir um nicho mais específico.

Otimização das conversões por redes sociais e e-mail marketing

Redes sociais, como Facebook, permitem criar campanhas segmentadas com base nas informações que são compartilhadas pelos usuários. Além disso há outras ferramentas de marketing digital que analisam dados e métricas que auxiliam na segmentação das campanhas como forma de potencializar o seu alcance e conversões.

A divisão do público nas bases de E-mail marketing também é muito importante, pois você estará falando com pessoas que realmente têm interesse no que você oferece. Com a segmentação, a chance de conversão aumenta. Porém, é importante entender os melhores conteúdos, o dia e horário certo para disparar, e principalmente, ter atenção às métricas para analisar os resultados da ação.

Além de poder impactar um nicho específico, como o citado no primeiro tópico, é possível atingir um público mais abrangente. Como? Se você possui uma loja de produtos de cabelo, ao invés de direcionar a sua campanha somente para mulheres de cabelo cacheado, pode variar o target, definindo como público-alvo "mulheres com cabelos quebradiços", "mulheres com cabelos longos e ondulados", "mulheres que usam produtos com química no cabelo".

Criando campanhas definidas com base em diversos perfis dentro do seu público-alvo, você atinge mais pessoas que possivelmente se interessaram pelos seus produtos por meio de uma comunicação personalizada e efetiva.

Os resultados das campanhas segmentadas devem ser minuciosamente analisados para você entender em quais consumidores a sua estratégia mais surte efeito em relação ao número de conversões, e, também para adaptar as suas estratégias de marketing digital.

Seguindo essas dicas, seu negócio vai mergulhar nas melhores oportunidades de venda, com a divulgação de campanhas e comunicação voltadas para o perfil do consumidor ideal. Não se esqueça de que a personalização é fundamental para estreitar o relacionamento entre empresa e cliente e gerar fidelidade. Desta forma, quando aparecer um problema que o seu negócio tenha a possível solução, esse cliente voltará a te procurar.

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