Empresas adotam home office para conter avanço do novo coronavírus

Saiba como manter a produtividade trabalhando em casa

18/03/2020

Empresas adotam home office para conter avanço do novo coronavírus

Com o avanço do COVID-19 no Brasil, muitas pessoas estão trabalhando de casa, e para te ajudar a criar uma rotina produtiva e evitar distrações, listamos algumas dicas essenciais.

A OMS decretou pandemia do novo coronavírus, e no Brasil, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são as mais impactadas pelo COVID-19. Por conta do rápido avanço da doença, é recomendado que todas as pessoas evitem aglomerações, e quem se enquadra no grupo de risco (idosos, asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos), deve ficar em casa.

A grande chance de contaminação levou muitas empresas a liberar seus funcionários para fazer home office. Uma delas foi a Afilio que adotou a iniciativa para preservar o bem-estar dos nossos colaboradores e de suas famílias, e também para evitar uma disseminação ainda maior do novo coronavírus.

Com esse método de trabalho, os funcionários não precisam se deslocar até as empresas onde atuam, mas devem criar uma rotina funcional para manter o rendimento e garantir as entregas dentro do prazo.

Pensando em formas de deixar o seu dia mais produtivo e te ajudar a evitar as distrações enquanto trabalha em casa, a Afilio, listou cinco dicas essenciais. Confira:

1) Crie uma rotina de trabalho

Trabalhar no conforto de casa é bom, mas é preciso saber separar a vida pessoal e profissional. Para isso, evite atropelar etapas e continue realizando as tarefas que faria antes de ir para o escritório, como acordar cedo, praticar exercícios ou tomar café da manhã. Comece a trabalhar no seu horário normal e organize o tempo para cumprir sua agenda e fazer pausas sem atrapalhar seu rendimento e entregas.

2) Trabalhe em um local confortável

Escolha um ambiente claro e arejado. Quanto mais iluminado, mais ânimo e energia você vai ganhar para seguir sua rotina de trabalho. Evite a cama e procure se sentar de uma forma confortável, de preferência onde possa apoiar o seu notebook. Lembre-se que ficar em ambiente arejado também é uma forma de prevenção contra o novo coronavírus.

3) Evite distrações

Temos o costume de preparar um universo de distrações em casa, pois é assim que relaxamos depois de um dia de trabalho. Porém, TV, videogame e aquele livro super intrigante devem ser evitados ao máximo no seu home office. Escolha ficar em um ambiente mais silencioso e peça a compreensão de quem mora com você, para evitar barulhos e incômodos.

4) Evite total isolamento social

Evitar distrações não quer dizer que você precisa se sentar em frente ao seu computador e trabalhar oito horas seguidas feito um robô. É saudável fazer uma pausa de 15 minutos a cada duas horas de trabalho e conversar um pouco ou dar uma voltinha nesse tempo. Sabemos que o cafezinho com os colegas de trabalho estimula a criatividade e não queremos que você perca esse momento. Mas saiba se organizar para não se atrapalhar com o tempo.

5) Mantenha contato diário com seus gestores e colegas

Durante o home office, você deve continuar se comunicando com seus gestores e colegas, dividindo e somando experiências. Aproveitar para marcar reuniões por call, ao invés de fazer ligações, para interagir com outras pessoas. Afinal, é muito importante ter com quem discutir ideias.

Anotou as dicas da Afilio? Agora é só colocá-las em prática e se cuidar com as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde.