Country Manager da GoDaddy no Brasil, Beto Santos garante inovações tecnológicas e incentivo ao cliente em 2020

Apostar em uma boa presença digital é o caminho para micro e pequenas empresas se destacarem na internet

12/03/2020

Country Manager da GoDaddy no Brasil, Beto Santos garante inovações tecnológicas e incentivo ao cliente em 2020

Para estimular o pequeno empreendedor a construir sua presença digital, a GoDaddy está adotando uma comunicação mais empoderada e se prepara para apresentar novas ferramentas de fácil utilização.

A evolução digital digital tornou imprescindível que micro e pequenas empresas com planos de expansão estejam presentes na internet, e apesar do avanço das redes sociais, o site continua sendo importante nesse processo, pois gera mais confiança e proximidade com o consumidor, além de ampliar a visibilidade da marca.

Referência no mercado de tecnologias para a internet, a GoDaddy é a maior registradora de nomes de domínio do mundo e oferece aos seus clientes diversas ferramentas de gestão da presença digital, como criador de sites, análise de produtividade, e-mail profissional, o Web Site Plus Marketing, que conta com ferramentas de marketing e SEO, entre outras.

Com quase 19 milhões de clientes, a GoDaddy foi eleita como ‘Anunciante do Ano’ pela CJ Affiliate (2019) e decidiu trazer ainda mais inovações para o mercado em 2020, como um novo dashboard para os usuários. A comunicação da empresa também está passando por reformulação, para empoderar ainda mais os clientes e incentivá-los a melhorar sua presença digital. Com isso, um novo logo foi adotado e a GoDaddy passou a destacar em seu site e redes sociais fotos, cases e depoimentos de clientes que alcançaram grandes resultados com os serviços da empresa.

Essas e outras novidades foram contadas no Afilio Talks com o Country Manager da GoDaddy no Brasil, Beto Santos. Com 25 anos de experiência na área tecnológica, ele passou por grandes empresas, como Apple, Norton, Adobe e Macromedia, antes de encarar o desafio de organizar a operação da Godaddy no Brasil. Agora, Beto e sua equipe pensam em expandir a atuação da empresa no país, e para isso, contam com os serviços de afiliados marketing de afiliados da Afilio, que são fundamentais para aumentar o reconhecimento da marca entre os brasileiros, segundo ele.

Em entrevista exclusiva, Beto Santos explicou a importância de pequenos empresários investirem em presença digital, como fazer um negócio ser reconhecido na internet, revelou novas ferramentas que serão apresentadas pela GoDaddy em 2020 e destacou a importância do marketing de afiliados marketing de afiliados para o crescimento da empresa. Confira:

Afilio: Por que é importante que micro e pequenos empresários invistam em sites e como a GoDaddy auxilia seu público na prática?

Beto Santos: Hoje, os empreendedores têm essa necessidade de crescer e expandir o seu negócio, e toda vez que é preciso buscar um fornecedor, serviço ou cliente, as pessoas vão procurar no Google, isso já é natural. Fizemos uma pesquisa junto com o Sebrae e vimos que mais de 80% das pessoas procuram seus fornecedores pela internet, e é desta mesma forma que os consumidores buscam uma empresa.

Então, se o empreendedor não tiver uma boa presença na internet, vai ser muito difícil ele expandir e crescer o seu negócio. Tem muita gente que não faz questão do site porque usa o Facebook ou o Instagram Instagram. Mas, em uma busca no Google, as redes sociais vão fazer com que esse empreendedor seja encontrado só numa segunda ou terceira página. Com o site, fica muito mais fácil para as pessoas encontrarem a empresa.

Hoje, a GoDaddy é líder mundial em presença digital e venda de domínios. Oferecemos um criador de site que facilita muito a vida do empreendedor. Esse criador permite que dentro de duas ou três horas, uma pessoa consiga fazer um site super profissional, com templates, e criar ferramentas digitais, mesmo sem um grande conhecimento técnico. Com isso, fica muito mais fácil para o empreendedor ser encontrado e expandir o seu negócio.

Afilio: Quais são os principais serviços e ferramentas que um pequeno empresário deve contratar através da GoDaddy para iniciar sua caminhada no ambiente virtual?

Beto Santos: O primeiro passo é a pessoa registrar a marca e o nome da empresa, então, para construir a presença digital, é preciso ter um domínio e um e-mail, o que chamamos de "identidade profissional".

O próximo passo é usar o criador de sites da GoDaddy, que atende desde a pessoa mais leiga até o usuário mais profissional. Para os iniciantes, recomendamos criar o site através de templates, inclusive, essa ferramenta pode ser usada gratuitamente durante 30 dias. Para uma pessoa que já tem experiência de desenvolvedor, oferecemos ferramentas mais complexas de criação de sites de WordPress, VPS e hospedagem dedicada.

Depois que o empreendedor já criou sua presença digital, ele pode usar ferramentas da GoDaddy voltadas para e-mail marketing, marketing digital e SEO, que melhora o ranqueamento no Google. Essas ferramentas permitem que o seu site performe cada vez melhor.

Afilio: Qual é o perfil que um empreendedor precisa ter para administrar seu negócio na internet e gerar bons resultados?

Beto Santos: Primeiro, é preciso estar muito antenado com as novidades, principalmente sobre tecnologias, redes sociais, ferramentas de busca e de presença digital. Acho que é muito importante a pessoa ter conhecimento de marketing digital, como fatores que aumentam seu alcance e engajamento, e saber trabalhar com o site e as redes sociais ao mesmo tempo.

As redes sociais são mais ativas e fáceis de manusear, mas é importante o pequeno empresário entender que o site também tem vida, basta ele ser atualizado com frequência. Quanto mais atualizações, o site vai ranquear melhor e as pessoas te encontrarão com mais facilidade. O grande ponto é que muitas pessoas trabalham com as redes sociais, mas elas não são nossas, apenas temos nossas contas. Já o site, é seu. Então não tem o risco de sair do ar e você perder todas as suas fotos ou amigos que tinha lá, como aconteceu com o Orkut.

O site deve ser pensado como o espaço próprio do empreendedor na internet. Nas redes sociais, se mostra mais o dia a dia, mas aonde está a história dessa empresa? De onde o dono dela veio? Por que ele montou a empresa? Isso, não é contato na rede social, mas sim em um site. Além disso, o site passa credibilidade e mostra o seu profissionalismo. É muito importante destacar nele sua missão, valores e informações complementares.

Afilio: Como saber se um negócio já está apto para ter um site e ganhar reconhecimento na internet?

Beto Santos: A partir do momento que o empreendedor quer se mostrar profissional e ser reconhecido, ele precisa ter um site. Já ouvi muitas receitas do tipo "se você tiver x número de seguidores e receber y e-mails por dia, está na hora de ter um site". Mas na minha concepção não é assim. A primeira coisa é preparar as redes sociais, mas ter um site, domínio e e-mail é essencial para mostrar profissionalismo.

Afilio: De que forma a GoDaddy trabalha para manter o bom relacionamento com seus clientes?

Beto Santos: A GoDaddy preza muito pelo contato humano, então o nosso grande diferencial para os demais players do mercado é o atendimento ao cliente. Ele é feito de uma forma bem desconstrutiva, então ajudamos o cliente a entender em qual ponto está na jornada dele na vida digital e o auxiliamos desde o começo, seja com a compra de domínio ou com melhorias para o site que eles já têm. Estamos sempre presentes e apoiando nossos clientes.

Afilio: Quais foram as principais mudanças tecnológicas adotadas pela GoDaddy em 2019 e o que o público pode esperar para 2020?

Beto Santos: Até o ano passado, a gente falava muito da parte de criação e estrutura do site. Mas ainda em 2019, a gente lançou o Web Site Plus Marketing, que conta com ferramentas de marketing e SEO voltadas para otimizar o site, fazendo com que ele seja mais profissional e performe melhor. O que está vindo para 2020 é um dashboard, que é um painel de controle. Com ele, eu tenho um panorama do meu site e dos concorrentes, por exemplo, se eu tenho um salão de beleza e um site para ele, o dashboard vai me mostrar os outros sites de salão que estão na minha região, vai indicar se eles estão performando melhor do que eu e o que eles tem de diferente de mim.

Afilio: De que forma o marketing de afiliação ajuda a GoDaddy a ampliar suas conversões?

Beto Santos: Vemos um grande valor nesse segmento, pois o marketing de afiliados nos ajuda a contar a história da GoDaddy, melhoram nosso posicionamento e passam confiança para os consumidores, mostrando que realmente temos produtos de alto nível e podemos suprir as necessidades dos clientes e parceiros que nos procuram. Mundialmente, trabalhamos com a CJ, mas no Brasil, contamos somente com a Afilio para fazer esse trabalho, pois sabemos que a empresa tem ótimos profissionais que estarão alinhando nossos produtos e performance, para conseguirmos entregar as melhores soluções aos clientes. Mundialmente, cerca de dois dígitos do nosso faturamento vêm pelos afiliados, então é um resultado bem expressivo.

Afilio: Futuramente, qual é o suporte que a GoDaddy espera receber das parcerias com afiliados?

Beto Santos: A GoDaddy tem um grande objetivo de expandir sua operação aqui no Brasil, e canal que consideramos principal por entendermos que funciona mais próximo do que pensamos, são os afiliados. Então o grande suporte que a gente precisa é que os afiliados acompanhem nosso crescimento no Brasil. Nesse ponto, acho muito importante a parte do conteúdo, de divulgação das nossas estratégias e de como queremos nos comunicar com o mercado. Estamos muito integrados nas atividades de marketing e vamos ter algumas conversas com afiliados mais próximos, pois estamos juntos para contar cada vez melhor a história da GoDaddy.

Afilio: Quais formatos de afiliados você acha que funcionam melhor para o objetivo da GoDaddy hoje?

Beto Santos: Hoje, estamos olhando muito para os influenciadores, mas a parte de qualificação, ranqueamento de produto e cupons ainda é mais forte. Quando falo de influenciadores, não estou falando dos grandes, mas daqueles pequenos, que nem precisam ter relação com tecnologia, mas contam a nossa história, crescem com a gente e passam a ser influenciadores naturais. Tem um case de uma advogada que montou o site dela com a GoDaddy e se tornou um tipo de influenciadora, porque ela viu resultado nos produtos e serviços que oferecemos, falou sobre isso para os seguidores dela, e a gente acompanha. Então é benéfico para as duas partes.

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