Confira dicas para bombar suas vendas na Black Friday 2019

Saiba como se destacar da concorrência para vender mais no seu e-commerce durante a Black Friday

25/09/2019

Confira dicas para bombar suas vendas na Black Friday 2019

A Afilio já está preparada para a Black Friday e explica como você pode melhorar o seu e-commerce para vender mais no dia 29/11 e se destacar diante dos concorrentes.

A Black Friday se consolidou como o Dia Global de Promoções, em 1961. Esta tradição acontece na última sexta-feira de novembro e está ligada aos mais variados produtos e serviços com descontos que chegam a até 90%. O evento surgiu nos Estados Unidos, onde as famílias costumavam fazer compras após o feriado de Ação de Graças. Enquanto lojistas aproveitavam para movimentar o estoque parado, as pessoas se aglomeravam nas ruas e calçadas, irritando policiais locais, que apelidaram a data como "Black Friday", nome oficializado em 2001. No Brasil, o evento ganhou notoriedade no ano de 2010 e empresas vêm adaptando o formato de vendas de acordo com o desenvolvimento tecnológico, o que se reflete no aumento do consumo através do e-commerce.

Importância da Black Friday para o marketing digital

A proximidade do Natal é uma condição que potencializa as vendas na Black Friday. Neste período, as pessoas já sabem que as ofertas são abrangentes e ficam mais influenciáveis a seguir tendência, o que torna o cenário favorável para investir em marketing digital. Com estratégias bem definidas, empresas podem usar o conhecimento que têm do seu público a fim de impactá-lo com descontos atrativos pelo maior número de canais possível (redes sociais, YouTube, sites e blogs). Um formato que ajuda a alavancar as vendas é o marketing de afiliados. Através dele, é possível estar presente em diversas plataformas e, consequentemente, converter mais usuários para o e-commerce, gerando aumento de cliques e vendas para a empresa.

Black Friday brasileira cresce no mobile

é importante considerar que os consumidores usam o smartphone para pesquisar produtos, comparar preços e interagir com a marca. Sendo assim, é essencial que a loja seja bem vista no mobile. Em 2018, a Black Friday registrou crescimento de 23% nas vendas totais, fator que está atrelado à entrada de novos consumidores no mercado digital, de acordo com dados da Ebit/Nielsen. Entre os motivadores de compra, os sites de busca detêm 25% das preferências dos usuários, seguido pelas redes sociais, com 19% das escolhas (Facebook 53%, Instagram 32%, Google+ 7%, YouTube 4%, WhatsApp 2% e outros 2%).

A importância de definir um bom posicionamento da marca nas mídias sociais também se reflete na satisfação de 80% dos consumidores que compraram por indicação neste tipo de plataforma. O aumento das vendas no e-commerce também cria uma alta expectativa para margem de lucro. Espera-se que 370 mil pessoas façam compras virtuais pela primeira vez nesta edição do evento, enquanto 68% dos usuários que já adquiririam produtos pela internet pretendem repetir a dose. A previsão é de que o faturamento da BF 2019 chegue a R$13,5 bilhões, segundo a GfK.

Anunciante, saiba como se preparar!

A Afilio já está a todo vapor e quer ajudar você a ganhar dinheiro! Por isso, listamos dicas essenciais para movimentar o seu negócio antes e durante a Black Friday.

  • 1. Verifique a saúde da base de leads e alerte sobre a Black Friday

    é comum as pessoas mudarem de e-mail e número de telefone. Por isso, a base de contatos de leads e clientes deve ser frequentemente atualizada. Essa oxigenação é feita através de ações de marketing realizadas ao longo do ano. Por meio delas, o anunciante pode verificar a taxa de abertura, saber quem são os clientes ativos e direcionar suas campanhas para grupos específicos, ciente dos produtos e pessoas que dão "match".

  • 2. Explore a Pré-Black Friday

    Ao longo dos anos, diversas lojas passaram a fazer a Pré-Black Friday, que é uma forma de criar ações de captação de leads e aquecer as vendas. Neste dia, que costuma acontecer entre final de outubro e início de novembro, empresas oferecem produtos e serviços com descontos variados e aproveitam para impactar o cliente, convencendo-o a voltar ao site para conferir as promoções da data oficial (29 de novembro). Aposte na criatividade para gerar conteúdos atrativos regularmente.

  • 3. Defina um orçamento para mídia paga

    Já destacamos que as pessoas têm o costume de pesquisar produtos na internet e muitas vezes essa atividade começa nas redes sociais. Sendo assim, é essencial destinar um orçamento para investir no impulsionamento de publicações. Avalie como funciona a presença da empresa nas mídias sociais para definir quanto será gasto, os canais que receberão o investimento e por quanto tempo haverá conteúdo patrocinado. Recomendamos trabalhar na criação de anúncios no Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e YouTube. Vale destacar que redes sociais funcionam melhor com teasers, e o formato de imagem animada é mais indicado do que estática.

  • 4. Invista no Pacote Black Friday Afilio para sua performance

    Pensando nos resultados que os ecommerces pretendem obter na Black Friday deste ano, a Afilio criou o Pacote Black Friday para Anunciantes – Criar uma pagina no site para colocar a apresentação do pacote. Esta proposta consiste em um compilado de ações que foram estudadas com a finalidade de potencializar as vendas e aumentar a rentabilidade da sua empresa. Ela conta com formatos atrativos ao usuário e estratégias diversificadas, que garantem o retorno financeiro. Para saber mais, basta entrar em contato conosco nesta página ou através do telefone: 21 2244-8888 e 11 3294-7958.

  • 5. Utilize o e-mail para abastecer o usuário com ofertas

    Restando dois meses para a Black Friday, é essencial que os segmentos de clientes e leads estejam organizados e prontos para receber e-mails sobre ofertas e outros conteúdos personalizados. Para alcançar o impacto desejado durante o evento, é necessário antecipar a definição das ações de marketing que serão utilizadas. A escolha dos produtos e o percentual de desconto oferecidos também precisam ser cuidadosamente analisados. Com organização, a jornada de e-mail passa a ser utilizada de forma mais inteligente e assertiva.

  • 6. Prepare seu site para o tráfego

    Um dos problemas mais frequentes nesta época acontece na infraestrutura do site e-commerce. Com o grande fluxo de usuários nas plataformas de compras, ela tende a sair do ar. Para evitar que esse problema atrapalhe suas vendas, verifique as configurações, atualizações e ferramentas que otimizem o site. é importante que esses fatores sejam revistos com antecedência.

  • 7. Tenha atenção com o mobile

    Em um universo onde cada vez mais pessoas fazem compras pelo smartphone, é imprescindível focar na experiência do usuário. Para não correr o risco de perder vendas, você precisa saber se o seu site funciona bem quando acessado por um dispositivo móvel. Um mecanismo que pode ajudar é o Teste de compatibilidade do Google (incluir link https://search.google.com/test/mobile-friendly?utm_source=mft&utm_medium=redirect&utm_campaign=mft-redirect).

  • 8. Ofereça descontos reais

    Quando a Black Friday chegou ao Brasil, muitas lojas tiveram a péssima ideia de maquiar o preço do produto para fazer o desconto parecer maior. Este ato manchou a imagem de muitas marcas, que ficaram associadas à "Black Fraude". Não caia nessa! Hoje, os consumidores estão mais atentos, podem descobrir e denunciar a armação. Para ter uma boa reputação e deixar o cliente satisfeito, ofereça descontos verdadeiros. Além disso, pense que o consumidor também busca opções de frete grátis e cash back. Invista nessas estratégias e o sucesso nas vendas será certo.

Leia a proposta do Pacote Black Friday