Aproveite a Cyber Monday para aumentar seu faturamento antes do Natal

Voltada para o comércio eletrônico, Cyber Monday promete intensificar promoções neste final de ano

29/11/2019

Aproveite a Cyber Monday para aumentar seu faturamento antes do Natal

Anunciante, este é o momento para movimentar o estoque que sobrou da Black Friday e caprichar nas promoções, principalmente no setor de eletrônicos.

Assim como a Black Friday, a Cyber Monday é uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos, em 2005, e acontece na primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. O evento ganhou notoriedade no Brasil em 2012 e se popularizou, inicialmente, por conta das grandes promoções realizadas pelo varejo online nos setores de eletrônicos, informática e telefonia, com descontos de até 80%. Em 2019, será realizado no dia 2 de dezembro.

Ao longo dos anos, os consumidores começaram a procurar descontos em outras categorias, o que fez e-commerces aproveitarem a intenção de compra gerada durante essas datas sazonais para vender outros tipos de produtos na Cyber Monday. Hoje, é possível encontrar promoções em segmentos como moda e brinquedos e lojas virtuais que oferecem descontos durante toda a semana, período conhecido como Cyber Week.

Pela proximidade das datas, a Cyber Monday também é considerada uma ótima oportunidade para e-commerces movimentarem o estoque que sobrou da Black Friday e aumentar seus rendimentos antes do Natal. A principal diferença entre os eventos é que as promoções realizadas na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças são voltadas para o mercado online.

Resultados da Cyber Monday 2018

Em 2018, as vendas do comércio eletrônico no Brasil durante a segunda-feira de promoções subiram 20,7% em comparação com o ano anterior, e somaram R$ 372 milhões. Segundo a Ebit|Nielsen, o ticket médio das compras foi de R$ 494, com aumento de 15,7%, enquanto o número de pedidos subiu 4% e registrou 752 mil encomendas.

Lojistas online esperam aumento do faturamento do e-commerce durante a edição de 2019. A expectativa é alimentada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcom), que estima crescimento de 18% no faturamento do e-commerce no período entre a quinta-feira que antecede a Black Friday até a segunda-feira seguinte, quando ocorre a Cyber Monday. Essa alta representa o somatório de R$ 3,45 bilhões em vendas.

Como o Cyber Monday beneficia consumidores e afiliados?

É neste período de final de ano que os consumidores encontram os melhores descontos. Além disso, diversas lojas oferecem benefícios, como frete grátis, retirada na loja, cashback, entre outros. Esses fatores somados à proximidade do Natal se tornam propícios para realização de compras. Por isso é um bom momento também para os afiliados, que podem melhorar seus canais para a data e atrair mais visibilidade, através da divulgação dos melhores produtos e ofertas disponibilizadas pelos anunciantes.

Momento favorável para e-commerces

Assim como a preparação para a Black Friday, o planejamento do que será realizado na Cyber Monday deve ser feito com antecedência. Isso porque essas datas sazonais são uma ótima oportunidade para gerar lucros no fim do ano, já que grandes descontos são potencializadores de vendas e resultam no aumento do ticket médio.

Entretanto, para ter sucesso nas vendas, só promoções não bastam. É preciso que seu e-commerce esteja preparado e que você adote estratégias de vendas eficazes, que começam com uma boa comunicação com o seu público. Ainda está na dúvida se o seu planejamento vai dar resultado na data? Confira seis dicas da Afilio para se organizar e bombar suas vendas na Cyber Monday.

Crie ofertas personalizadas

Para personalizar ofertas, você precisa segmentar seu público em nichos de mercado. É importante evitar que sobre estoque. Por isso, procure oferecer produtos aos seus clientes com base na faixa etária, preferências e geolocalização. Essa técnica de otimização de vendas também deve ser aplicada nos envios de e-mail marketing, pois aumentam as chances de você atingir ainda mais pessoas.

Verifique se suas ofertas estão otimizadas para celular

E-commerces precisam acompanhar a evolução tecnológica adotada por seus consumidores. No Brasil, há 126,9 milhões de usuários de dispositivos mobile. Por isso, é imprescindível que você esteja atento ao funcionamento da sua loja virtual e das ofertas voltadas para a Cyber Monday. Tenha em mente que apostar na multicanalidade pode ampliar as vendas, pois você estará disponibilizando mais canais para seus clientes comprarem.

Ofereça descontos reais e bons

Para vender bem na Cyber Monday, você precisa disponibilizar bons descontos, já que o preço é o que mais influencia na decisão de compra dos consumidores. Além disso, não caia na cilada de ser pego em uma promoção falsa, que pode danificar a credibilidade da sua marca. Planeje-se! Calcule a sua margem de lucro sobre os produtos que quer incluir na promoção; Monte kits com itens que saem mais baratos comprados desta forma do que separadamente; dê brindes e aproveite a data para queimar o estoque que sobrou da Black Friday.

Atenção aos prazos e eficiência das entregas

A Cyber Monday é o evento em que as promoções são mais voltadas para o mercado virtual, e por isso, os produtos são entregues na residência dos compradores. É neste ponto que você precisa ter atenção. Defina como esse processo de despacho será feito para ter certeza de que os produtos chegarão aos clientes intactos e dentro do prazo previsto.

Uma outra dica é adiantar o processo de embalagem e postagem, pois esses fatores influenciam na reputação da marca e no desempenho das vendas. Também é importante manter o bom relacionamento mesmo após a venda. Envie e-mail perguntando se o cliente está satisfeito com a compra e ofereça um canal ou e-Book que mostre como o produto adquirido pode ser aproveitado. As pessoas gostam de se sentir importantes e a satisfação do seu cliente fará com que ele volte à sua loja em pouco tempo.

Aposte em marketplaces para vender mais

Bons marketplaces contam com grande número de visitas mensais, portifólio com produtos, categorias variadas e tecnologia própria. Esses fatores ajudam a aumentar o faturamento de lojas virtuais e podem gerar mais consumidores para o seu negócio por um baixo custo.

Se destaque diante da concorrência

A concorrência na internet é grande e os vendedores precisam adotar estratégias para se destacar. Neste período, os consumidores já estão cientes sobre a abrangência de ofertas em infinidade de produtos que são usuais. Por isso, é importante apostar em itens que realmente fazem a diferença em relação aos demais. Uma ideia é oferecer frete grátis para compras em qualquer lugar do mundo, selecionar produtos que terão desconto até o Natal e dar brindes para compras acima de um determinado valor.

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Siga as dicas da Afilio e tenha sucesso em suas vendas!