A importância do marketing de conteúdo na crise do coronavírus

Apostar no marketing de conteúdo é o diferencial para sobreviver à crise

01/04/2020

A importância do marketing de conteúdo na crise do coronavírus

Diversas empresas optaram por cortar gastos para não precisarem fechar as portas, mas pense muito bem antes de reduzir o investimento em marketing, pois ele pode salvar o seu negócio.

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de bilhões de pessoas, principalmente em relação às atividades profissionais que realizam. Com isso, a economia mundial sofreu um forte impacto, o que resultou na queda das bolsas de valores. Muitos negócios foram afetados, principalmente os que pertencem a setores que atuam no ambiente físico, e as empresas que têm condições optaram por cortar gastos para não precisarem fechar as portas.

Infelizmente, muitos empreendedores não levam a comunicação a sério e acreditam que reduzir o investimento em marketing pode salvar um negócio, mas essa é a pior decisão a ser tomada neste momento. Na realidade, é o marketing da marca que pode salvá-la no período de crise. Esta é a hora certa de valorizar o posicionamento social da marca, aumentando sua visibilidade de forma positiva para que as pessoas se lembrem quando o mercado voltar a operar normalmente.

Sabemos que nem todas as empresas têm um caixa suficientemente rentável para aumentar ou até mesmo manter o investimento do setor de marketing. Mas, neste momento, é preciso apostar no diferencial, que é o marketing de conteúdo. Afinal, como já dissemos, gerar conteúdo de valor para os consumidores e leads é fundamental para que eles se recordem da marca e voltem a procurá-la.

É necessário planejar muito bem os conteúdos que serão postados no site e nas redes sociais. Você precisa adequar a comunicação ao momento, dando aos consumidores informações que serão realmente úteis para eles. A ideia aqui é deixar um pouco de lado a comunicação de vendas e mostrar como o seu negócio pode ajudar os clientes neste momento, qual é a sua sugestão para melhorar o dia a dia das pessoas durante a pandemia, o que você pode ensinar para os consumidores.

Também é preciso estar online e ativo nas redes sociais para responder as dúvidas e contatos de pessoas interessadas no seu serviço ou produto. Além disso, monitorar o setor de atuação da sua empresa e assuntos relacionados ao coronavírus são boas sugestões para você estar preparado para agir caso sua empresa atravesse uma crise.

Se o seu negócio faz entregas, pesquise os produtos mais buscados pelos consumidores. Caso o seu faça parte da lista, invista em anúncios patrocinados para atingir um número de maior de pessoas. Além disso, você pode contar com redes de afiliados para disseminar os seus produtos e serviços por meio de diversos canais de comunicação. Assim, mais consumidores serão impactados, gerando resultados positivos para o seu negócio.

Para frisar, este é o momento de investir em conteúdo. Eventos, brindes e mídia offline podem esperar até que os consumidores voltem às ruas. O ideal é que você fique em casa e incentive o seu público a fazer o mesmo, além de seguir as outras medidas de recomendação indicadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

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