6 maneiras de conquistar a fidelidade dos clientes

Saiba como sua empresa deve atuar para conseguir consumidores fiéis

11/02/2020

6 maneiras de conquistar a fidelidade dos clientes

Consumidores preferem comprar de empresas que prezam pela ética, confiabilidade e responsabilidade social, aspectos que contribuem na fidelização com a marca.

Ter clientes fiéis é essencial para qualquer empresa, entretanto oferecer produtos e serviços de qualidade deixou de ser o suficiente para garantir que os consumidores voltem a comprar. Hoje, as pessoas estão mais atentas aos valores, ética, confiabilidade e responsabilidade social das marcas, aspectos que são levados em consideração antes de uma compra ser realizada.

Essa mudança de cenário é reforçada pelo resultado do terceiro relatório State of the Connected, lançado pela Salesforce e realizado em 16 países com mais de 8 mil consumidores e compradores. De acordo com a pesquisa, 84% dos clientes afirmam que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto seus produtos e serviços.

Além disso, 80% dos consumidores dizem que são mais fiéis a empresas que têm boa ética, enquanto 68% não comprariam de marcas com reputação ruim. Ainda segundo o relatório, 56% dos clientes buscam adquirir produtos de entidades filantrópicas, enquanto 65% diz o mesmo sobre empresas sustentáveis e engajadas em causas ambientais.

Para que o cliente se torne fiel, ele deve se sentir encantado e satisfeito com o que o seu negócio oferece. Vale destacar que a fidelidade do consumidor não está ligada apenas ao comportamento dele – que significa como ele compra e quantas vezes faz isso –, a fidelidade também é construída com aspectos emocionais que são refletidos na forma como a marca participa do dia a dia do cliente e na relevância que esse contato tem na vida dele.

Lembre-se de que o marketing boca a boca ainda faz muito efeito, e um cliente satisfeito pode até ajudar a promover a marca, atraindo mais consumidores com uma visão positiva sobre o seu negócio. Além disso, como destacado pelo autor Philip Kotler no livro 'Princípios de Marketing', "conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que manter o atual", ou seja, é melhor tentar contar com o maior número possível de consumidores fiéis.

Para ajudar você a cumprir a missão de fidelizar seus consumidores, a Afilio preparou 6 dicas. Confira:

1) Entenda o perfil do seu público

Para definir as melhores estratégias de fidelização dos seus clientes, é muito importante entender quais são os hábitos de consumo, preferências, idade e o que eles esperam da sua marca. Com essas informações, você vai conseguir oferecer o que o seu consumidor precisa e elaborar ações mais convincentes do que a concorrência. Esse tipo de dado pode ser encontrado com mais facilidade se você contar com sistema de Inteligência Artificial que conecta diversas informações de um mesmo usuário e facilita na criação de experiências personalizadas.

2) Ofereça um bom atendimento

Como mencionado na introdução do texto, oferecer produtos e serviços de qualidade é apenas uma parte do que você precisa para fidelizar o consumidor. A forma como ele é atendido também conta muito no momento de decisão da compra. Por isso, é importante tratar bem e prestar um atendimento que seja positivo para os clientes, colocando-os como centro da atenção. Desta forma, o consumidor vai se sentir especial e passará a olhar a sua marca com mais apreço. Caso seja necessário, ofereça um treinamento aos vendedores. Vale ressaltar que passar confiança ao consumidor é essencial nesta etapa, então tenha atenção com a reputação da sua marca.

3) Seja omnichannel

Com a evolução digital, empresas que querem se destacar no mercado passaram a depender de uma forte presença no ambiente físico e no virtual. Entretanto, oferecer experiências separadas na loja e no e-commerce não é vantajoso. O ideal é que os seus canais de venda e comunicação estejam conectados. Isso porque cada consumidor tem seu meio preferido para fazer compras, e é muito desagradável e cansativo ter que registrar informações pessoais em diversos canais para adquirir produtos de uma mesma marca.

Sendo assim, integrar todos os dados registrados em diversas frentes faz com que a empresa tenha mais controle sobre as informações dos seus consumidores. Desta forma, se o cliente fizer o cadastro na loja virtual e depois resolver comprar em uma loja física, não terá que preencher tudo novamente, pois os vendedores da loja física já terão os dados necessários.

4) Surpreenda seus consumidores

Você não quer apenas um cliente satisfeito, você quer um cliente que seja fiel a sua marca e olhe primeiro para as suas soluções antes de buscar o que ele precisa em qualquer outro lugar. Pensando nisso, não basta apenas cumprir seus prazos. Você deve entender as expectativas dos seus clientes e encontrar formas para superá-las, dando a eles algo além do que foi pedido. Não sabe como fazer isso? Pode começar por mudanças simples, como entregar a compra antes do prazo determinado, enviar brindes ou criar promoções especiais para clientes habituais.

5) Invista em programa de fidelidade

Após conquistar o cliente e verificar que ele sempre acessa a sua loja, realiza compras com frequência e até aproveita para comparar preços, você precisa reconhecer esse consumidor e mostrar que ele é importante para a sua empresa. Nesta etapa, criar um programa de fidelidade é uma ótima escolha. Através deles, os clientes ficam ainda mais conectados à marca e você pode compensá-los com descontos, vantagens exclusivas, prêmios especiais, entre outras opções.

6) Dê atenção ao pós-venda

Toda a jornada de compras é importante, mas para fazer o seu negócio estar em constante evolução, você precisa "cuidar bem" do seu cliente e ouvir o que ele tem a dizer mesmo após a conclusão de uma venda. Procure entender se ele ficou satisfeito com o produto ou serviço que adquiriu (isso pode ser feito através de uma curta pesquisa de satisfação), e pergunte se ele gostaria de receber conteúdos com outras formas de utilização do item, por exemplo.

Lembre-se de que o feedback dos clientes é importante para entender o que você está acertando e os pontos que devem melhorar, além de ajudar a definir o melhor caminho para montar sua próxima estratégia de marketing.

Captou a mensagem? Então é hora de colocar as dicas da Afilio em ação e criar a fidelidade dos consumidores com a sua marca! E não se esqueça de contar com a gente para obter aumento de vendas e conversões. Temos vários formatos para melhorar sua performance! Clique aqui para saber mais e se cadastrar.