É carnaval! Saiba como aproveitar a data para vender mais no seu e-commerce

6 dicas para alavancar suas vendas no e-commerce durante o carnaval

19/02/2020

É carnaval! Saiba como aproveitar a data para vender mais no seu e-commerce

Não é necessário vender produtos de carnaval para ter bons lucros nesse período, mas vale a pena entrar no clima da festa e divulgar peças personalizadas para movimentar os estoques.

Foi dada a largada da maior festa popular do Brasil! É Carnaval! Chegou a hora de tirar a fantasia do armário, colocar muito glitter, ensaiar as marchinhas e convocar os amigos para desfilar nos blocos da cidade. Mas não se esqueça: Pular carnaval, só depois de definir muito bem as estratégias que vão ajudar a bombar as vendas do seu e-commerce nesta grande data sazonal.

Apesar de a maior parte do movimento do carnaval acontecer nas ruas, tem muita gente que prefere aproveitar o feriado prolongado para descansar e até fazer aquelas comprinhas que foram adiadas devido as contas do início de ano. Então é um ótimo momento para fazer ações voltadas tanto para os foliões quanto para o público que quer curtir uns dias de tranquilidade.

Para começar, às vésperas do carnaval, é fundamental que você já conheça bem o seu público e saiba quais são as principais tendências do segmento ao qual seu negócio está inserido. Desta forma, você vai entender quais são as principais necessidades dos seus consumidores e o que está em alta no mercado. Mas esse é apenas o primeiro passo. Para te ajudar a garantir vendas e gerar um bom lucro durante o carnaval, a Afilio preparou 6 dicas. Confira:

1) Mude o visual do seu e-commerce e canais de comunicação

Neste período, todas as atenções estão voltadas para o carnaval e acontecimentos que envolvem a festa. Por isso, você deve pensar em atrair o seu público pelo visual. Adapte a identidade da data para o seu site; personalize o e-mail marketing que é enviado para os leads; as redes sociais também precisam de posts coloridos e que façam alusão à alegria do carnaval, e não esqueça de colocar confetes e serpentinas nas artes dos banners que serão divulgados durante os dias de festa.

2) Saiba o que seu público está procurando

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a medir e entender o tráfego do seu site e analisar a concorrência. Com elas, você consegue saber o que o seu público está buscando na internet e encontrar palavras-chave que, se incluídas nas suas peças de divulgação, podem te ajudar a atingir os consumidores de forma mais eficaz.

3) Aposte em produtos que tenham relação com a data

Você não precisa vender fantasias para ter produtos que se relacionem com o carnaval. Entretanto, pode aproveitar a data para estimular os consumidores a comprar produtos que podem ser usados no verão, por exemplo. Nessa época, roupas frescas, bonés, produtos para cuidados com a pele, roupas de banho, entre outros, fazem muito sucesso. Que tal deixar as propagandas desses artigos do dia a dia com a cara do carnaval?

4) Use as redes sociais para criar ações e impulsionar vendas

Você sabia que as redes sociais ajudaram os blocos de rua a arrastar ainda mais gente para a folia? Durante os últimos anos, as pessoas passaram a postar cada vez mais fotos curtindo o carnaval e isso foi ótimo para muitas marcas, pois elas conseguiram divulgar seus produtos através dos próprios internautas. Esse período é excelente para criar ações que incentivem os usuários a postar fotos com os seus produtos, marcando as hashtags referentes à marca.

Além disso, você pode postar imagens dos próprios produtos que quer vender com uma personalização mais carnavalesca. E lembre-se de usar hashtags que estão bombando no momento na descrição das suas imagens. Desta forma, você pode atingir ainda mais pessoas.

5) Faça promoções que realmente valham a pena

Os consumidores estão sempre em busca de preços mais baixos, então vender produtos com descontos especiais e oferecer frete grátis ou vantagens na forma de pagamento, como cashback e cupons de desconto, são atrativos que vão chamar a atenção do seu público. Entretanto, é preciso divulgar esses benefícios alguns dias antes do carnaval. Assim, os consumidores que vão para a festa poderão adiantar as compras e os clientes que dispensam a folia terão mais tempo para pesquisar e fechar o negócio.

6) Faça embalagens personalizadas

Uma embalagem personalizada gera ainda mais prazer no cliente que recebe um produto após dias de espera. Por isso, você deve criar embalagens que mostram o sentido do carnaval, façam alusão à momentos de alegria, emoções e festa. Não se esqueça de fazer aquele bilhetinho personalizado, com o nome do cliente e um pedido de feedback. Isso fará o cliente se sentir especial.

Anotou as dicas? Então está mais do que na hora de colocá-las em prática. Aproveite o carnaval para vender muito! E não se esqueça de contar com a gente para obter aumento de vendas e conversões. Temos vários formatos para melhorar sua performance! Clique aqui para saber mais.