3 motivos para ter uma equipe própria de profissionais de TI

0
363
afiliado trabalhando de frente para o computador

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter um setor com profissionais de Tecnologia da Informação (TI) pode trazer diversos benefícios. Além de ajudar a empresa a se destacar diante da concorrência. 

Como as tecnologias já fazem parte do nosso dia a dia, é muito importante contar com bons profissionais e ferramentas avançadas, seja para reduzir os custos com a terceirização, seja para agilizar processos internos e administrativos da empresa. Por isso, ter um setor próprio de TI é uma grande iniciativa e tem ganhado força nos últimos anos. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre a importância dos profissionais de TI e quais as vantagens de ter uma equipe própria. Boa leitura! 

Importância de ter profissionais de TI na sua empresa

Em primeiro lugar, uma empresa que não está disposta a investir em tecnologia é uma empresa que pode ficar para trás, uma vez que ela não consegue acompanhar o ritmo dos clientes tampouco dos concorrentes.

+11 habilidades para quem trabalhar com digital

Isso porque uma gestão que tem profissionais de TI permite que uma empresa otimize seus recursos e a performance dos seus funcionários, melhorando os processos de negócios e também de comunicação. 

Além disso, ter uma equipe de Tecnologia da Informação dentro de uma empresa garante maior autonomia nas tomadas de decisão e na criação de identidade da empresa, tanto da visão operacional quanto visual – no site, por exemplo.  

Nesse sentido, contar um setor próprio de TI, capaz de solucionar os problemas e também propor soluções para facilitar os processos, é fundamental para uma empresa.

3 motivos para contratar profissionais de TI

Os benefícios gerados por um setor de TI são muitos e podem variar conforme o tamanho da empresa e quais são os objetivos. 

A seguir, confira três motivos que separamos para sua empresa ter uma equipe com profissionais da Tecnologia da Informação: 

Mais agilidade para resolver problemas

Depender de outras empresas para solucionar problemas relacionados à tecnologia pode comprometer o desempenho de toda a empresa e, além disso, ainda prejudicar os prazos para entregas de demandas. 

Por isso, ao investir em um setor com profissionais próprios, a empresa tem mais agilidade para identificar e resolver falhas nos processos. Ou seja, é possível atuar de uma forma mais rápida com o objetivo de restabelecer o fluxo de informação necessária. 

Para isso, é necessário investir em profissionais bem capacitados. Todo investimento realizado na melhoria dos processos, sejam administrativos ou operacionais, gera redução de despesas e aumento de produtividade a longo prazo. 

Ao tomar essa atitude de contratar profissionais de TI, você mostra ao mercado que está antenado e tem uma visão projetada para o futuro. 

profissionais de TI: mulher trabalhando em frente ao computador
Saiba quais os benefícios de ter uma equipe com profissionais de TI

Redução de custos quando se tem uma equipe de TI 

Quando gerida de forma estratégica, ou seja, quando a área não é vista apenas como apoio, mas sim como parte de toda cadeia do negócio, as melhorias trazidas por ela podem diminuir os custos da operação.

Quando é possível integrar os departamentos, por exemplo, a operação ganha mais tempo para se dedicar às atividades mais estratégicas, deixando o operacional exclusivamente para a equipe de TI responsável.

Com tudo automatizado e seguindo fluxos pré-estabelecidos, os profissionais erram menos e não precisam refazer, por exemplo, tantos trabalhos. E já que tempo é dinheiro, reduz-se muito os custos quando tudo funciona de forma correta.  

Maior proteção para os dados da empresa

Proteger as informações da empresa é fundamental, certo? Tanto pela necessidade de proteger os dados sigilosos de ataques cibernéticos quanto pela importância de contar com um sistema de backup totalmente seguro e eficaz.

Além disso, também é necessário implementar outros aspectos da política de segurança na organização, tais como: controle de navegação ou a proteção contra o salvamento de dados sem permissão que podem danificar os equipamentos da empresa. 

Sendo assim, o setor com profissionais de TI pode realizar todas essas funcionalidades e também é capaz de identificar outras demandas. Além disso, são responsáveis por atuarem de maneira rápida para solucionar problemas e manter o bom funcionamento de todos os processos relacionados à tecnologia. 

Gostou deste conteúdo? Então você também vai curtir acompanhar a Afilio nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn. Publicamos diversas dicas interessantes todas as semanas. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here