Independência Financeira: 7 passos para conquistar a sua

0
34
imagem contém um homem vendo resultado rodeado por notas de dinheiro para conquistar independência financeira

Muitas pessoas têm vontade de alcançar a independência financeira e estão dando os primeiros passos para conquistar. No entanto, esse tipo de projeto nem sempre é possível. A maioria dos brasileiros acabam por trabalhar a vida toda sem um planejamento financeiro capaz de proporcionar uma maior liberdade econômica. 

Contudo, a boa notícia é que nunca é tarde para conquistar a independência financeira. Neste texto, separamos um passo a passo de como começar a conquistar a sua! Continue a leitura para saber mais. 

O que é independência financeira? 

O que você entende por conquistar a independência financeira? Muitas pessoas acreditam que simplesmente basta ter dinheiro. Contudo, a independência é muito além disso. 

Além disso, quando falamos em independência financeira é comum confundir com liberdade financeira. De fato, as duas são importantes, mas ter liberdade financeira é um passo anterior à independência. 

Portanto, liberdade significa que você pode ter maior autonomia com o seu dinheiro. Para isso, é necessário ter organização financeira. Já a liberdade financeira implica em você ser auto suficiente para realizar um sonho, como adquirir um imóvel, abrir um negócio ou simplesmente ter recursos suficientes para viver sem se preocupar com os boletos no fim do mês. 

mulher contando dinheiro em espécie para independência financeira
Conheça os 7 passos para conquistar de vez a sua independência financeira

Como ter independência financeira: 7 passos para conquistar a sua

Passo 1:  Pense a longo prazo

A vida não se resume somente no amanhã ou no próximo final de semana. Essa pergunta pode parecer um pouco clichê, mas onde você se vê daqui a dez anos? Como você quer estar? Quer estar na mesma situação até lá? Se a sua resposta foi não, então você precisa pensar a longo prazo. Além disso, alguns tipos de investimento, como o mercado de ações, ou um negócio próprio, têm melhor desempenho a longo prazo.

Passo 2: Organize as suas finanças 

Planejamento e organização são fundamentais na vida de quem deseja ter independência financeira. O primeiro passo para conseguir uma boa organização com o seu dinheiro é manter em uma planilha ou aplicativo com todos os gastos do mês.

Passo 3: crie metas

Após entender sua maneira de consumir, crie metas realistas. Observe seu orçamento e escolha separar determinada quantia para algum objetivo futuro.

É interessante pensar em metas a longo prazo, mas também não esqueça do curto. Estipule o que é possível ser alcançado para que não fique sem motivação por não conseguir cumprir o planejado.

Passo 4: Gaste menos do que você ganha 

O verdadeiro ponto para começar a gerir melhor seu dinheiro é diminuir os gastos. Isso, portanto, inclui gastar menos do que você realmente ganha. Evitar dívidas sempre será uma parte do caminho andado, porém é necessária muita dedicação para gastar menos do que você recebe.

Passo 5:  Monte um planejamento 

Se ter organização é fundamental, montar um planejamento é mais importante ainda! Seja para qualquer momento da sua vida – sobretudo na parte financeira -, comece definindo metas, acompanhe todas as receitas e despesas. Além disso, compare preços antes de comprar algum produto.

Passo 6:  Faça um mapeamento sobre seus gastos 

Agora que você já entendeu a importância de um bom planejamento e organização, é hora de mapear todos os seus rendimentos. Isso faz parte do seu planejamento financeiro para conquistar a tão sonhada independência! Você precisa saber como exatamente tem gasto o seu dinheiro, por isso, não deixe nenhuma despesa de fora, por mais insignificante que pareça. 

Passo 7: Estude sobre investimentos e comece a investir para ter independência financeira

Chegou a hora de começar a investir o que você vem economizando e poupando. Até porque, como diz Paulinho da Viola, “dinheiro na mão é vendaval”.  

Caso você não entenda nada sobre investimentos, é hora de aprender! Entenda qual é o perfil de investidor que você mais se encaixa e procure opções disponíveis no mercado. O Banco Central, por exemplo, tem uma lista de cursos online sobre finanças e investimentos.

Viu, só? Agora você já sabe o passo a passo de como é possível conquistar a tão sonhada independência financeira. Esperamos que você consiga aplicá-lo nas suas finanças. 

Você gostou deste texto? Então continue visitando o nosso blog e leia agora mesmo: “o que é Marketing de Afiliados e como funciona?” para saber como entrar no mercado digital e trabalhar com afiliação para ajudar você a conquistar sua independência financeira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here