Por que KPIs são importantes e como melhoram o desempenho da empresa?

2
228
Pessoas trabalhando em equipe
Trabalho em equipe é uma habilidade fundamental para quem deseja trabalhar com digital

Conseguir medir o desempenho de todos os setores de uma empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio! Isso porque só assim é possível identificar falhas nos processos e implementar medidas para torná-los mais efetivos. E a melhor forma de conseguir medir isso é utilizando KPIs. 

Com certeza, você já deve ter se deparado em algum momento com esse termo por aí. Mas você sabe do que se trata? E por que as KPI’s são importantes para quem tem um negócio? Para não deixar mais dúvidas, explicamos neste texto sobre isso! Continue a leitura para saber mais. 

+ E-mail marketing ainda é uma estratégia válida?

KPIs: o que são? Onde vivem? 

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que pela tradução significa Indicador Chave de Desempenho. Como o próprio nome sugere, as KPIs são indicadores usados para calcular o desempenho das atividades e processos de uma empresa. 

KPIs eficientes devem ser:

  • mensuráveis: por serem informações em nível de análise, costumam ser apresentados em forma de porcentagens ou números absolutos, para facilitar a leitura e comparação com outros dados;
  • periódicos: bons KPIs se repetem ao longo do tempo. Dessa forma, é possível analisar a melhora ou piora nos números mês a mês ou ano a ano, por exemplo;
  • compreensíveis e simples: os dados devem ser diretos e de fácil compreensão, já que serão compartilhados com todos os funcionários da empresa. Logo, se as informações não forem entendidas, não terão utilidade.

 KPIs é a mesma coisa que métricas?

A regra aqui é simples: KPI’s não são a mesma coisa que métricas. Porém, uma métrica pode vir a se tornar um indicador chave de performance. De início, parece um pouco confuso, não é? Mas é simples de entender. 

Isso porque os KPI’s, como já falamos acima, são indicadores de extrema importância para o negócio e o objetivo estratégico de uma empresa, enquanto uma métrica é apenas uma medicação. Porém, quando uma métrica adquire relevância para a estratégia de um negócio, aí sim que ela se transforma em KPI. 

Ou seja, uma métrica vira KPI quando auxilia na tomada de decisão dentro de uma empresa, visto que o indicador chave deve ser importante para o negócio e auxiliar a gerência a tomar decisões inteligentes dentro da empresa.

mulher trabalhando de frente para o computador para medir kpis
Um dos benefícios de usar KPIs é transformar números avulsos em conhecimento sobre o seu negócio

Qual a importância dos KPIs para uma empresa?

Um dos benefícios de usar KPIs é transformar números avulsos em conhecimento sobre o negócio. Com esses dados em mãos, os gestores conseguem fazer previsões e identificar problemas no andamento das atividades, o que possibilita fazer ajustes na estratégia caso haja necessidade. 

Em outras palavras, os KPIs dão um diagnóstico preciso da organização, o que torna os erros no planejamento cada vez menores. Além disso, ajuda a empresa a melhorar seu posicionamento no mercado.

Outra vantagem de utilizar KPI’s é a inclusão de todos os funcionários na estratégia do negócio. Por isso, ao compartilhar os KPIs com os colaboradores, o gestor faz a equipe se sentir importante e entender o quanto seus esforços contribuem para o crescimento organizacional. 

Além disso, fornecer dados relevantes, mensuráveis e de fácil entendimento ajuda a elaborar metas para os funcionários. Com o auxílio desses números, eles saberão exatamente o que devem fazer e aonde precisam chegar.

Viu, só? KPI’s são extremamente importantes para as estratégias de um negócio. Além disso, podem mudar de acordo com o momento de negócio e com a forma como ela escolhe se posicionar diante do mercado.

Quer aprender sobre outros assuntos sobre negócios e Marketing Digital? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.

2 COMMENTS

    • Isso aí, Henrique!
      É bem importante ter esses indicadores para medir o desempenho da empresa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here