Dia do Consumidor: como você pode aproveitar essa data para o seu negócio?

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pessoa comprando pelo celular e um carrinho em cima da mesa

O Dia do Consumidor foi criado em 1962 e vem sendo uma das datas mais esperadas no ano por quem trabalha com vendas de produtos ou serviços. Isso porque é uma das principais oportunidades do primeiro semestre para aumentar o faturamento da empresa em canais físicos e online. 

Embora a data não tenha um destaque tão grande quanto a Black Friday, o Dia do Consumidor está cada vez mais popular. Isso evidencia que o dia, ou a semana do consumidor, que acontece a partir do dia 15 de março, vem ganhando importância para o mercado e pode ser uma das melhores datas para conseguir faturar.

E para você não perder essa oportunidade, separamos algumas dicas para você! Vamos lá?

Como eu posso preparar o meu negócio para o Dia do Consumidor 2022?

Para entender a melhor maneira de aproveitar a data e potencializar suas vendas, é importante que você tenha boas práticas já implementadas no seu negócio.

Ou seja, além de pensar nas promoções e descontos para oferecer aos clientes, o ideal é fidelizá-los, reforçando seu compromisso com a experiência do público, pois isso vai trazer credibilidade para a sua empresa e, além de ter a possibilidade de aumentar suas vendas.

Isso porque atualmente os consumidores estão cada vez mais conscientes e não aceitam serem enganados pelas empresas. Por isso, é super importante estar atento a isso. Se necessário, repense suas estratégias de vendas e, ao invés de colocar apenas o produto ou serviço em destaque, passe a trabalhar com foco no cliente durante toda a jornada de compra.  

A seguir, veja as nossas dicas para aumentar o seu faturamento e construir uma relação especial com o seu cliente.

Dicas de como aproveitar a Semana do Consumidor 2022

1. Prepare a sua equipe de atendimento e vendas

Já que falamos na experiência do cliente e na jornada de compra, para que sua empresa aumente as oportunidades de atração e fidelização do público é muito importante preparar o seu time comercial, além de melhorar o suporte do site e das mídias da sua marca, evitando possíveis problemas ou prejuízos.

Outro ponto importante é focar também no pós-venda: muitas empresas acabam esquecendo desse passo importante. Por mais que atrair o público para a semana do consumidor seja uma estratégia positiva, também se faz necessário pensar em estratégias eficazes para melhorar o atendimento realizado após as vendas.

2. Defina promoções realmente atrativas

Você já se frustrou ao perceber que os valores das mercadorias de uma empresa continuaram praticamente os mesmos em um período de promoção? Isso costuma acontecer bastante, então vale atentar para esse ponto.

Já que é uma oportunidade única, então pense em descontos atrativos para o seu público e para futuros clientes também. Assim, você amplia ainda mais o seu leque de possibilidades de vendas.

Você não precisa baixar o preço de tudo, mas analisar quais são as saídas menos frequentes para aplicar promoções mais atrativas.

3. Ouça o que o seu cliente tem a dizer

No Dia do Consumidor, procure abrir ainda mais o canal de comunicação entre a sua empresa e o cliente. Não deixe de ouvir o que o consumidor deseja, as suas sugestões, reclamações e elogios. Isso é importante para traçar estratégias futuras e entender o que está dando certo e errado.

Lembre-se de que o negócio existe com o propósito de gerar lucro e também para encantar e fidelizar clientes. Por isso, mostre a eles que o seu negócio se importa com o que eles pensam.

+ Experiência do cliente: o que os consumidores esperam do e-commerce?

+ Calendário e-commerce: confira datas importantes para o seu negócio

Com essas 3 dicas você já tem um bom caminho para conseguir traçar um planejamento pensando no Dia do Consumidor – ou na Semana do Consumidor. Vale lembrar que períodos assim, com maior movimentação, também exigem o dobro de cuidados, beleza? Antes de mais nada: estratégia é tudo!

Esperamos que você consiga aplicar algumas das nossas dicas para ter mais sucesso nas suas vendas. Gostou das dicas? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude outros empreendedores a se preparem para as vendas.

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