Como tirar boas fotos para redes sociais?

0
157
homem tirando foto de paisagem com celular

Você é do tipo que ama postar fotografias nas redes sociais? Esse se tornou um hábito muito recorrente, já que imagens bonitas correspondem a um alto nível de engajamento nas mídias. A boa notícia é que aprender como tirar boas fotos ficou muito fácil porque existem diversas ferramentas e plataformas que nos ajudam a captar os melhores frames. 

Vale lembrar, no entanto, que nem sempre fotografar foi simples. O primeiro dispositivo capaz de capturar imagens foi o daguerreótipo, uma espécie de antecessor da câmera fotográfica. Ele foi anunciado pela Academia Francesa de Ciências em 19 de agosto de 1839, eternizando, assim, o Dia Mundial da Fotografia, comemorado nesta quinta-feira, 19 de agosto.

Daguerreótipo desenvolvido em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre. Imagem: Infoescola.

Felizmente, hoje não precisamos mais de placas de prata ou esperar vários minutos para termos uma única fotografia. Ainda assim, sempre é possível incrementar nossas fotos para redes sociais, capturando melhores ângulos, luminosidades e cenários — e é sobre isso que falaremos adiante. Confira as dicas!

Explore diferentes ângulos

O que faz com que uma foto seja especial não é o equipamento utilizado para capturar, mas sim o olhar do fotógrafo. Isso significa dizer que possivelmente a mesma paisagem pode ser registrada de formas infinitas, a depender dos ângulos explorados.

Por isso, explore! Experimente fotografar um objeto, paisagem, ou a si mesmo de várias posições diferentes. Você vai perceber como um enquadramento pode mudar todo o sentido da imagem.

Quando o assunto são as famosas selfies, ou mesmo os auto retratos, conhecer o próprio corpo e as posições que mais favorecem é muito importante. Por isso, não tenha medo de testar. Experimente muitas poses na frente do espelho. 

Capte a sua essência

Uma boa foto retrata a essência do fotógrafo ou da situação. No Instagram, por exemplo, além das selfies, é interessante postar objetos ou lugares que fazem parte da sua vida. Encare o feed como um espaço para refletir seu pequeno universo.

Livros, pratos, decorações, ambientes arborizados, o mar, o céu… tudo pode ser registrado e postado para demonstrar suas preferências. Não se limite às selfies: até mesmo sua xícara matinal de café pode dar uma boa fotografia.

Atenção ao cenário

Já aconteceu de você tirar uma foto linda e só depois notar que atrás saiu a cama bagunçada? Ou a pia cheia de louça? Se você realmente quer saber como tirar boas fotos, tenha em mente que arrumar o cenário é importantíssimo.

Em lugares públicos, tente achar ambientes mais tranquilos, com poucas pessoas e com fundos harmônicos, como uma parede colorida ou um cenário arborizado. Em casa, além de tirar de cena tudo o que desagrada, aproveite objetos para compor o cenário. Quadros, vasos de plantas, tapetes e mantas são algumas ideias.

Tenha em mente também a finalidade de cada fotografia. Se você precisa de uma nova foto para o perfil do Linkedin, por exemplo, ter o notebook ao fundo (ou outro objeto que combine com a sua profissão) pode ser legal.

Aproveite as luzes naturais

Sem luz não tem como tirar boas fotos. A melhor dica que poderíamos dar é: aproveite a luz do dia. A luminosidade natural (principalmente a do começo da manhã e final da tarde) é excelente e ganha de qualquer equipamento de luz. 

Em casa, busque uma janela e posicione a câmera a favor da luz, nunca contra! Você notará como sua pele ficará mais bonita. O mesmo vale para objetos: quanto mais perto da luz, melhor.

Caso esteja em um ambiente escuro, utilizar uma ring light é uma sugestão interessante. Geralmente eles são reguláveis, podendo alterar a intensidade e o tom da luz. 

Limpe muito bem a sua lente 

Naturalmente, as lentes do celular e das câmeras ficam sujas de poeira e de gordura das mãos, sem que percebamos. Por isso, sempre limpe a lente antes de fazer uma fotografia. Use uma flanela macia e veja a grande diferença acontecer como mágica!

Não use o zoom do celular

Se vai fotografar com o celular, evite ao máximo usar o zoom. Ele faz com que a imagem perca pixels e, consequentemente, fique menos nítida. Sempre que precisar de mais proximidade, levante-se e aproxime o celular do objeto manualmente. Essa dica não vale para as câmeras profissionais, que têm lentes específicas para esta função. 

E então? Viu como tirar boas fotos pode ser simples? Tenha em mente que tudo é questão de prática. Por isso, comece a explorar ângulos e luzes diferentes até entender quais são as suas preferidas. 

Gostou deste artigo? Então compartilhe com um amigo que também vai aproveitar estas dicas! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here